Hoje é feriado em SP

Cidade de São Paulo
Cidade de São Paulo.

Para aqueles que passam semanas e semanas trabalhando a fio, nada melhor que um feriado para prolongar o fim de semana e dar um descanso a mais. Ou então um feriado no meio da semana só para quebrar a rotina também é sempre bem vindo.

Na grande São Paulo isso também é esperado. Afinal, é o maior centro urbano do país e o quarto maior do mundo. O número de trabalhadores é imenso e todos eles querem um descanso a mais merecido.

A cidade tem alguns feriados para a alegria de todos. Vale a pena conferir e já ir se programando para o próximo ano.

Logo de início de ano, teremos o feriado do dia 1 de Janeiro, que se comemora o Dia da Fraternidade Universal. Criado em 1968 pelo Papa João Paulo VI, esse feriado representa a paz entre povos e pessoas de diferentes cores, credos e etnias. Geralmente é comemorado com uma vigília do dia 31 de Dezembro para o dia 1 de Janeiro.

Vinte e quatro dias depois, teremos o feriado que comemora o aniversário da cidade de São Paulo. A data é celebrada pela cidade com exposições, teatro e música em diversos pontos. Em 2013, pode ocorrer um evento de UFC no aniversário da cidade. Data: 25 de Janeiro.

O Carnaval, a Sexta-feira Santa, a Páscoa e Corpus Christi são feriados móveis e dependem de outras datas para sabermos sua precisão. Mas o importante é que eles marcam presença e garantem a festa do povo paulista.

No dia 1 de Maio, comemora-se o dia do trabalhador. No Brasil, esse feriado recebeu influências norte americanas de trabalhadores manifestantes que desejavam reduzir as horas de trabalha de 16 para 8 h diárias. O governo Getúlio Vargas concedeu leis trabalhistas que até hoje estão em vigor em nosso país. E foi no 1 de maio de 1943, que a CLT entrou em vigor.

Os paulistas, opondo-se ao governo provisório e ditatorial de Getúlio Vargas de 1930, causam um movimento cívico responsável por retirar Vargas do poder e exigir uma reforma constitucional em 1932. Esse movimento é conhecido como o maior movimento de expressão política e caráter cívico de São Paulo e é celebrado no dia 9 de julho, denominado Revolução Constitucionalista de 1932.

As margens do Ipiranga, Dom Pedro I proclama a independência do Brasil que rompe os laços com a corte portuguesa. Esse feriado é festejado com enormes desfiles por todo o país e em São Paulo não poderia faltar. 7 de Setembro.

Por volta de 1717, pescadores brasileiros testemunharam o que seria o primeiro milagre de Nossa Senha de Aparecida, padroeira do Brasil. Suas redes encheram-se de peixes num dia de difícil pesca após notarem a estátua de uma santa de pele escura nas redes. Também é comemorado o dia das crianças na mesma data, dia 12 de outubro.

O fim do império brasileiro aconteceu no dia 15 de Novembro de 1889, quando o marechal Deodoro da Fonseca e um grupo de militares deram o golpe. Foi derrubado o imperador Dom Pedro II e instituída a República dos Estados Unidos do Brasil.

Em todo o país e em São Paulo, são organizadas palestras e semanas culturas para comemorar o Dia da Consciência Negra. Escolhido o dia 25 de Novembro de 1695, dia da morte de Zumbi do quilombo dos Palmares, tem de fundamental importância para socialização e conscientização do povo brasileiro quanto as questões de preconceito racial e falta de oportunidades.

Filas imensas na 25 de Março marcam a chegada o tão esperado feriado de Dezembro. O Natal é comemorado em vários países do mundo, principalmente de tradição cristã no dia 25 de Dezembro. Depois de várias transformações em processos históricos, a data foi atribuída simbolicamente ao nascimento de Jesus Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.