HIV pega pelo beijo

Vírus da Imunodeficiência Humana ou somente HIV, como é mais conhecido, é a fonte geradora da AIDS, mal tão temido em nossa sociedade. O patógeno age principalmente no sistema imunológico da pessoa, responsável por combater as fontes das enfermidades, os maiores vitimados pelo ataque  são os linfócitos CD4+, que é utilizado como meio de reprodução pelo agente.

Após se multiplicarem, e para isso contaminar grande parte das células de defesa do organismo, o HIV parte rumo a corrente sanguínea procurando outros hospedeiros, com isso, os infectados não possuem a mesma capacidades de proteção e a imunidade do doente abaixa gradativamente, ficando mais suscetível a outras doenças, que outrora dificilmente se instalariam.

beijar
Embora seja  pequena, há possibilidade de se pegar HIV através do beijo de língua

É importante salientar que ter HIV não significa que está com Aids, muitas pessoas soropositivas conseguem manter o retrovírus incubado por anos sem nenhuma ocorrência, contudo, pode transferi-lo para outras pessoas, e talvez no outro   ação do problema não seja assintomática.

A forma de contágio mais evidenciada é através dos enlaces sexuais sem preservativo, em segundo lugar vem o compartilho de agulhas, comum em uso de drogas grupal. Contudo, existem outras formas menos frequentes, mas que merecem a atenção e prevenção, no aleitamento materno quando a mãe possui a moléstia e até mesmo no útero e no parto o bebê pode contrair mal, é possível ainda através do beijo de língua, esse último ganhará um pouco mais de nossa atenção.

No beijo podemos entrar em contato com o sangue do parceiro, é difícil mas provável. Se ambos  apresentarem algum tipo de ferida no aparelho bocal e por esse meio houver contato sanguíneo, pode acontecer a contaminação. Alguns especialistas  desaconselham o beijo de língua nesses casos, embora pequeno a possibilidade existe. Por isso, previna-se, a AIDS não tem cura, apenas tratamentos para amenizar seus efeitos, uma vez que entre em  seu organismo te acompanhará para sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.