História período pré-colonial no Brasil e conflitos

Esse processo ocorreu durante os anos de 1.500 á 1.531 que vai do descobrimento do Brasil pelos povos portugueses até o ponto de partida do povoamento em questão a colonização de vários territórios, movimento comandado quase totalmente por Martim Afonso de Souza.

Esse projeto se deu pelo marco entre o contato de novos povos entre as expedições. Com essa invasão de terras, vários choques houveram entre os habitantes locais da área – que eram os indígenas – e os que desejavam se apropriar daquele território – que eram os franceses. Nessa época o maior produto explorado era o pau-brasil.

Os franceses visavam um grande avanço mercantilista do país, com isso foram se apropriando gradualmente de vários territórios do Brasil para a exploração de suas riquezas naturais.

1501

Em 1501 foi descoberto o pau-brasil no território brasileiro. Os franceses visualizavam como as tribos indígenas extraiam diversos produtos da madeira e com essas informações começaram a exploração e o manejo desse produto para toda a Europa. Esse processo se deu devido á Gaspar de Lemos, que nomeou o Rio de Janeiro e a Bahia como os primeiros territórios a serem encontrados esse produto.

Dois anos após Gonçalo Coelho era o novo reitor desse processo, nomeou então diversas pessoas que ficassem responsáveis para assegurar os domínios da Coroa. Ele ainda inseria no litoral fluminense algumas obras para o armazenamento das toras do pau-brasil.

Mão de obra indígena

O pau-brasil possuía grande valor no mercado europeu, com isso a exploração crescia demasiadamente, e por esse motivo, os portugueses além de tomarem a terra dos índios depois de muitas batalhas, ainda os fizeram trabalhar para extrair esses recursos para enriquecer a economia local.

Em troca do trabalho as tribos indígenas ganhavam mercadorias e pequenas armas e esse foi o primeiro momento em que os colonizadores e os índios possuíram uma relação amigável, pois anteriormente, as lutas entre ambos eram travadas cada vez que disputavam o mesmo território.

Mesmo com muita sabedoria em ganhar as terras e a confiança dos nativos, sempre que andavam por novos territórios os europeus travavam grandes batalhas com diversas tribos que não acreditavam nesse processo mercantil em prol de melhora de vida, além de visualizarem o desgaste natural que eles provocavam.

Além da crise dos povos franceses com as tribos, existiam ainda grandes batalhas travadas entre os países europeus que disputavam esse processo de colonização e de ganho econômico.

Após três décadas desde o início do período pré-colonial, vários países europeus se ameaçavam entre si, disputando em maior parte os domínios de Portugal no Atlântico Sul. Com isso, o rei dom João III puniu diversas embarcações. Essa missão foi comandada por Cristóvão Jacques, que afundou uma embarcação francesa e ainda perseguiu todos os seus tripulantes.

Nesse momento as crises que ocorriam no Oriente fizeram que as terras brasileiras se tornassem ainda mais habitadas por diversos povos. Por esse fator os povos portugueses destinaram que a partir daquele momento a mão de obra indígena sozinha já não valia tanto a pena, mas sim a sua combinação com diversos maquinários para enriquecer a então colônia portuguesa.

Martim Afonso de Souza teve então sua principal atividade lançada, a de exploração. Mesmo com diversas batalhas ele conseguiu se interagir com as tribos indígenas e fazer com que os territórios fossem habitados por diversos povos e que o avanço chegasse aumentando a mercantilização. Além de conseguir descobrir diversos produtos naturais, ele ainda formou vários núcleos de povoamento.

Curiosidade

O primeiro núcleo que Martim Afonso de Souza criou foi em 1532, a vila de São Vicente, que deu origem á uma das principais cidades do Brasil, São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.