História da rainha Elizabeth da Inglaterra

O Rei Henrique  VIII (1491-1547) foi o segundo rei inglês da dinastia de Tour, ele ganhou notoriedade na história não fato de ser um rei, mas também pelo seu ímpeto por um herdeiro masculino, o que reverberou na criação da doutrina Anglicana. Em 1509 assumiu a coroa após a morte de seu irmão Arthur, desposou a viúva do seu falecido irmão Catarina de Aragão, com ela teve cinco filhos, no entanto apenas uma vingou, a princesa Maria.

A chegada do cristianismo

O Rei inicia querela com o cristianismo, depois do pedido feito ao Papa Clemente VII para divorciar de sua então esposa, este foi negado, o que levou  Henrique  VIII autoproclamar sua supremacia perante a Igreja na Inglaterra e fundar a religião Anglicana, através disso conseguiu o divorcio e casou-se novamente agora com Ana Bolena, está porem também frustrou o sonho por um varão e deu-lhe mais uma filha, Elizabeth.

Rainha
Rainha Elizabeth (1533 – 1603)

Ainda na busca pelo descendência de sexo masculino, o rei britânico acusou sua conjugue de adultério e ela acabou tendo como punição a morte, assim podia ele buscar uma nova companheira para te dar o tão sonhado filho. Esposou  Jane Seymour, essa sim conseguiu lhe dar o herdeiro,  Edward I.

Quando  Edward alcançou a idade de 9 anos seu pai faleceu e ele assumiu o trono da Inglaterra, no entanto a saúde do pequeno rei era frágil e ele acabou morrendo vitima de tuberculose. Na ordem de sucessão do trono vinha Mary, está uniu-se em casamento ao rei Felipe II da Espanha em 1554, ocupando seu lugar de direito.

Mary era conhecida pela sua grande defesa ao catolicismo, e em meio ao contexto das Reformas religiões, travava uma perseguição aqueles que não concordavam com sua forma de governo, no entanto sua liderança foi efémera e em 1558 morreu, passando a coroa para sua irmã Elizabeth I, e assim começa o legado Elisabetano. A rainha promoveu mudanças importantes na economia e no sistema de defesa do reino, fomentou o expansionismo com a companhia das Índias, alem de ampliar o acesso a cultura dentro do cenário nacional.

Governo Elizabeth

O governo de Elizabeth tentou reestruturar a doutrina Anglicana criada por seu pai, colocando-a como religião oficial da Inglaterra, mas sempre cautelosa para evitar grandes conflitos dentro do reino entre os católicos e protestantes, mesmo assim as contendas existiam,  sempre combatida com pujança pelo Estado. Durante o seu reinado a Igreja Católica convocou o Concílio de Trento, uma tentativa de frenar os avanços das doutrinas Calvinistas e Anglicanas.

O reinado de Elizabeth que se estendeu de 1558 à 1603, encerrou a dinastia Tour no poder inglês, isso porque a rainha que supostamente morrera virgem, nunca se casou, tão pouco deixou herdeiros diretos ao trono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.