História da bíblia sagrada evangélica

A bíblia e o livro sagrado oferece os princípios da religião cristã. Nela está escrito a história da criação do mundo e a trajetória de alguns homens que dedicaram suas vidas à Deus. Desde o antigo testamento à uma parte do novo, são preparados os caminhos, por meio da anunciação dos profetas, para a chegada daquele irá salvar os homens de todos os seus pecados. Segundo a crença, o filho de Deus foi enviado ao mundo delineando toda bondade e sabedoria aos homens. Por fim há trechos onde são “revelados” os acontecimentos do final dos tempos, quando o mundo terreno irá sucumbir e os justos irão para o céu com a segunda vinda de cristo e os ímpios ficarão para pagar por seus pecados.

biblia
Livro sagrado oferece os princípios da religião cristã. Nela está escrito a história da criação do mundo e a trajetória de alguns homens que dedicaram suas vidas à Deus. (foto:reprodução)

A bíblia, como o próprio nome diz, é uma compilação de escrituras que datam desde antes de cristo até mil anos após de sua morte. Os historiadores e pesquisadores ainda se divergem sobre a data especifica da criação de cada parte da bíblia, mas estimasse que os cinco primeiro livros da bíblia tenham sido escritos por Moisés e todo o antigo testamento tenha sido escrito entre 1450 a 450 anos antes de Cristo, enquanto o novo testamento teria sido escrito  há cerca de 45 a 90 anos depois de Cristo.

Cada trecho da bíblia foi escrito ou feito por diversas pessoas, alguns historiadores chegam a afirma mais de 40 autores para a bíblia sagrada.  Ao que tudo indica, a bíblia foi escrita por diversas pessoas sobre a inspiração divina de Deus. Mas uma grande dúvida é gerada sobre os textos e sobre em que texto original ela é baseada e para entendermos isso devemos adentrar à época bíblica. Na época após Cristo ter vindo à terra,  milhares de escritos surgiram contando sua história e diversos textos já existiam sobre o antigo testamento. Portanto, não existe apenas um único texto antigo que conta a história da bíblia, mas vários.

O mais utilizado e aceito é o texto massorético, trata-se de um antigo texto hebraico dos mais aceitos entre a igreja. Existem outros, inclusive os que são da mesma época e não foram incluídos na bíblia, conhecidos como textos apócrifos. Neste, são contados histórias considerado muitas vezes como “herege” e por isso não foram incluídas no conjunto total dos textos. Apesar de tudo, hoje em dia está havendo uma abertura maior à esses textos mesmo não sendo considerados sagrados.

Outra divergência que ocorre bastante é sobre a tradução. Existem diversas traduções, mas como toda língua apresenta  características próprias, no entanto torna-se difícil sua tradução. No caso do Brasil existe uma tradução literal direta do texto hebraico chamado Bíblia de Jerusalém, mesmos com as diversas criticas a maioria das traduções não apresentam uma diferença considerável, já que 99% dos textos são de traduções comprometidas e correta  apenas 1% considerada divergente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.