Hidrometro de água

O equipamento chamado hidrometro de água é um instrumento usado para medir a quantidade de líquidos fornecida a uma determinado domicílio,  com ele, tanto o órgão responsável pela fornecimento, quanto o cliente conseguem ter um maior controle sobre os gastos com água. O medidor deve ser instalado no âmbito externo das casas dentro da caixa específica, afim de facilitar o acesso do leiturista.

O hidrometro tem sua operação semelhante a a de um velocímetro, assim, registra a vazão da água e mostra no painel, é bem fácil analisar esses dados, você notará que existe uma determinada quantidade de algarismos pretos e vermelhos, apenas os pretos devem ser considerados, estes são a quantidade de água gasta em metros cúbicos durante o mês vigente até aquele momento, cada metro cúbico é equivalente a mil litros.  Ficar sempre atento na movimentação do medidor é importante, você consegue detectar até mesmo algum possível vazamento, e consequente, desperdiço d’água.

Hidrometro
Entenda melhor seu hidrometro e sinta a diferença na conta

A responsabilidade pela instalação do hidrometro é da concessionaria, contudo, por estar sobre a tutela do contratante esse deve cuidar de forma satisfatória do aparelho, e qualquer problema deve ser avisado imediatamente para a empresa de saneamento da sua cidade. Zele bem do medidor e jamais viole os lacres, nesses tipos de situações possíveis manutenções serão cobradas de você devido mal uso.

Após a medição mensal dos gastos residenciais será emitida uma conta pelo serviço, que devera ser quitada pelo usuário afim de que o fornecimento continue ocorrendo normalmente. Essa taxa, também tem função conscientizadora, mostrando as contratante o valor  verdadeiro da água, que por sinal é finita. Devemos controlar nosso consumo para a sobrevivência da nossa própria espécie, sem água não vivemos mais do que  5 dias.

Existem ainda, alguns mecanismos que podem diminuir substancialmente o valor da tarifa, são os eliminadores, bloqueadores e as válvulas de ar. O Eliminador é um dispositivo instalado antes do hidrometro e impossibilita a passagem do ar que, assim, não ele será registrado, este é proibido em quase todo o país, já que, como foi dito, toda a manutenção do medidor deve ser feita pela órgão responsável. Já os bloqueadores são instalados após o hidrometro, já nos domínios particulares, e bloqueia a passagem do ar retornado-o por onde veio e gerando o calculo negativo desse. Por último as válvulas,  essas não deixam que o ar seja contabilizado quando acontecer uma eventual parada no fornecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.