Guerra do Paraguai resumo motivos causas e consequências

A Guerra do Paraguai foi um conflito armado ocorrido no período do segundo Império do Brasil, durante em meados de 1864 a 1870. Foi uma das maiores guerras que o Brasil já enfrentou e teve grande repercussão em toda a America latina. Até hoje o Paraguai sofre com as consequências dessa guerra que devastou grande parte da sua população e afetou profundamente o seu desenvolvimento econômico.

guerra
O conflito armado causou consequências à ambos os lados. Por mais que o Brasil tenha vencido a guerra, o país aparentemente deixou o campo de batalha com ares de derrotado.               (foto: reprodução)

Motivos

O Paraguai era um dos países mais desenvolvidos e independentes da America do Sul, tinha um grande potencial desenvolvedor, mas o  Ditador Francisco Solano Lopes, buscando expandir seus territórios até o atlântico, invadira a região de Mato Grosso em 1864. O Brasil não contava com um preparo das tropas e tinha uma grande debilidade militar nessa região, logo a tropa  paraguaia conseguiu facilmente invadir o território.

A tríplice aliança

Logo os países vizinhos da America do Sul atentaram-se ao perigo do Paraguai representava na região. As tropas paraguaias começaram, também, além do Brasil, a invadir algumas províncias da Argentina. O exercito paraguaio era muito preparado e bem formado. Era considerado o exercito mais forte da America do Sul na época. Vendo que as invasões não cessavam, o Brasil, juntamente com Argentina e Uruguai uniram-se para forma uma aliança militar contra o Paraguai. Tal junção foi chamada de Tríplice Aliança.

O fim do conflito

Depois de três anos de conflito, o Brasil enfrentava muitas dificuldades como a fome e a desorganização do exército. Cansado dessa situação, Duque de Caxias é chamado para liderar o exército, agora com uma boa organização e uma liderança firme o Brasil consegue varias vitórias. O Brasil consegue chegar até Assunção ( capital do Paraguai) onde se encontrava Francisco Solano Lopes. Apesar de ter liderado o exército firmemente, a última batalha foi liderada pelo Conde D’Eu no lugar de Caxias. Em 1870 Francisco Solano Lopes é capturado e morto. E a guerra chega ao seu fim.

Consequências

Com o fim da guerra, o Paraguai ficou devastado, grande parte da sua população havia morrido e a sua indústria sofreu um grande choque. O Brasil também sofreu bastante com a guerra, no fim do conflito a economia brasileira ficou fragilizada e o Brasil adquiriu muitas dividas durante a guerra, principalmente com a Inglaterra que contribuiu com a dívida externa do Brasil e aumentou a influência da Inglaterra no país, apesar de vários pesares o exército brasileiro ganhou prestígio e novas politicas de organização, além da experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.