Gravidez x Bebidas alcoólicas

Descobrir que está grávida é algo incrível, mas como proceder nos próximos meses que estão por vir até o nascimento do bebê? Mudanças de hábitos devem acontecer? Essas e outras demais perguntas são bastante frequentes nos consultórios e é importante que todas elas sejam muito bem esclarecidas.

Um dos tópicos ressaltados pelas mulheres aos seus médicos no pré-natal é o consumo de bebida alcoólica, porque existem pesquisas que revelam dados um pouco confusos sobre os riscos que as propriedades desses produtos proporcionam ao desenvolvimento da criança.

Álcool x Gravidez

O mais recomendável sempre é que o álcool e outros componentes (como drogas lícitas e ilícitas) sejam evitados, não somente durante a gestação, mas posteriormente a ela também, porque as substâncias encontradas nessas mercadorias podem ocasionar danos à saúde, principalmente se as doses forem manipuladas com frequência e em grande quantidade.

Em controvérsia, estudos britânicos recentes demonstram que a ingestão moderada de bebidas alcoólicas durante a gravidez não causa nenhum tipo de transtorno. É relevante destacar que o consumo considerado moderado mencionado elos pesquisadores foram duas unidades de bebida por semana, que dê um total  aproximado de 20 gramas de álcool.

Riscos

Gravidez x Bebidas alcoólicas
Gestante acariciando a barriga.
(Foto: Reprodução)

Os médicos revelam que o álcool é uma das substâncias que possuem livre passagem para a placenta e também para as correntes sanguíneas, o que por consequência faz com que a propriedade mantenha contato direto com o feto. O corpinho do bebê consegue absorver duas vezes mais o álcool do que o organismo da mulher e por isso os efeitos são tão drásticos no seu desenvolvimento.

As complicações podem ser ocasionadas em todos os trimestres da gestação, podendo ser elas:

» Atraso mental;
» Síndrome do Álcool;
» Anomalias esqueléticas;
» Trabalho de parto prematuro;
» Aborto espontâneo;
» Distúrbios de comportamento;
» Comprometimento de crescimento;
» Malformações do corpo e dos órgãos cardíacos;
» Alterações na fala, na concentração e nos sentidos.

O que fazer?

O melhor a se fazer é abandonar o uso de qualquer tipo de droga (lícita ou ilícita). É indispensável que o médico responsável pelo pré-natal seja alertado sobre o possível consumo de qualquer tipo de substâncias, assim como outros maus hábitos como sedentarismo, má alimentação, sintomas adversos que surjam sem razão, doenças – diabetes, hipertensão -, etc.

Atenção!

Mesmo que as ingestões moderadas sejam “liberadas”, opte sempre por proporcionar uma melhor condição de vida para o bebê e também para o seu organismo, porque os danos também podem se apresentar na sua estrutura corporal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.