Gravidez no fim do ciclo menstrual

Toda mulher saudável passa periodicamente por processos normais do organismo que visão torna-la fértil, é o chamado ciclo menstrual. Mesmo fazendo parte da vida de todo gênero feminino, ainda existem diversas dúvidas e equívocos sobre as questões que cercam o assunto, hoje trataremos de uma muito recorrentes no imaginário coletivo, afinal será que é possível engravidar próximo ou ao fim da menstruação?

É importante intender que intrínseco ao ciclo menstrual está a ovulação, está representa a fase que a mulher se encontra com os percentuais de fertilidade mais altos e por conseguinte, com maiores chances de contrair uma gravidez. Um dos indicadores primários da prenhez é o interrompimento do fluxo menstrual, que normalmente vem uma vez por mês, em mulheres de ciclo regular.

menstruação
Embora seja muito pequeno, há sim o risco do engravidamento no final da menstruação.

Nem sempre as regras se cumprem de forma religiosa estando sujeita a alterações por vários fatores externos como uso de anticoncepcionais, medicamentos, excesso de atividade física, estresse, dieta alimentar e uso de drogas, a irregularidade pode ainda ser um prenuncio de alguma patologia ginecológica. Todo isso reforça ainda mais a duvida lançada no início desse artigo.

Pode engravidar durante esse peiudo

É bastante raro engravidar durante ou ao fim da menstruação, em mulheres com ciclos normais de 28 a 30 dias, a chaces disso acontecer são ainda mais remotas, isso por que a ovulação só acontece em média no 14° dia do ciclo e nesse meio tempo os óvulos ainda estarão se formando. Entretanto, cada corpo tem particularidades, e existem sim casos de mulheres que engravidaram nesse tipo de situação.

As jovens apresentam risco maiores a prenhidão ao fim da menstruação, isso por que até os 25 anos a mulher é muito fértil, por isso as relações antes da ovulação apresentam um certo risco. O espermatozoide pode ficar por vários dias preso a parede uterina e fecundar o óvulo quando esses atingirem a maturidade. Outro risco é se a mulher confundir menstruação com sangramento, já que muitas desenvolve pequenas hemorragias em períodos alternos ao corrimento menstrual.

Em caso de dúvida faça um teste de gravidez ao procure um médico ginecologista, que lhe fornecerá uma resposta mais precisa. E nas próximas vezes não se esqueça de utilizar métodos contraceptivos com por exemplo o camisinha, que além evitar uma gravidez não planejada, protege contra uma série de doenças sexualmente transmissíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.