Gravidez de gêmeos quando são os primeiros sintomas

Quando em um relacionamento, a mulher ou homem possuem histórico familiar que tenha pares de pais, principalmente, ou se fizeram algum tratamento para fertilidade, estão no grupo de pessoas com maior possibilidade conceberem uma gestação múltipla, podendo ser de gêmeos ou mais. Suceder esse evento é totalmente comum, mas a gravidez possui algumas particularidades se comparando a uma trivial gravidez.

gravidez gemelar
Na gravidez gemelar a barriga fica bem maior que o normal, e seu peso também ressalta.

As distinções são claramente observadas em primeira estância na fertilização. A multiplicidade da gestação ocorre em duas situações, quando dois ou mais óvulos produzidos pela mulher são fertilizados por espermatozoides, gerando gêmeos fraternos, ou sejam, os bebês dividem o mesmo útero, mas terão características físicas diferentes. A segunda hipótese é quando um único espermatozoide se divide em dois ou mais embriões, gerando gêmeos idênticos.

Como se trata de uma gravidez gemelar, a tendência é de que a barriga fique bem maior que o normal, aumentando também o peso da mesma. Por causa disso, as chances de aparecer maior número de varizes, estrias e inchaço. Portanto é preciso ter cuidados dobrados, devido a incidência ser maior de ocorrerem problemas maiores, uma vez que o volume de sangue e do útero aumentam, aumentando as necessidades nutricionais.

bebês
Somente se tem gêmeos idênticos quando os mesmos são gerados a partir de um único espermatozoide que se dividiu em dois embriões

Além disso, na gestação múltipla a gestante corre o risco maior de ter problemas como diabetes, hipertensão, parto prematuro e pré-eclampsia. Nos primeiros meses é possível identificar o aumento da barriga acima do esperado e ganho de peso rapidamente, também se sente maior retenção de líquidos,bem como a sensação de constante cansaço.

Por causa da deficiência de cálcio que a mulher adquire numa gravidez gemelar, é comum sentir muitas cãibras, que podem ser aliviadas fazendo movimentos de alongamento e flexão do quadril. Massagens locais também ajudam a diminuir os incômodos. Embora os sintomas de uma gestação gemelar sejam mais intensos do que de uma gravidez comum, cada organismo pode responder de maneiras diferentes, não padronizando as manifestações.

Somente a partir das seis semanas de gravidez, que o ultrassom poderá detectar com certeza a presença de gêmeos no caso de dois óvulos. Já os gêmeos idênticos, dividindo a mesma placenta, só podem ser diagnosticados com seis ou sete semanas. Ainda assim, pode ocorrer erros nos exames, o que requer a realização de exame ultrassom mais de uma vez durante o pré-natal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.