Grandes navegações Pedro Álvares Cabral resumo histórico

Os séculos XV e XVI foram marcados pelas  grandes navegações que adentraram por mares desconhecidos e o descobrimento de novas terras. E uma das pessoas mais importantes nesse período de descobertas foi o Pedro Álvares Cabral. Não se sabe muito desse navegante antes da sua grande descoberta, o Brasil, mas sabe que ele foi um nobre português treinado na arte da guerra e que neste âmbito possuía um grande conhecimento.

navegações de Pedro Álvares Cabral
Pedro Álvares Cabral
(Foto: Reprodução)

As expedições de Cabral provavelmente começaram pela África. Naquela época, apesar do que muita gente pensa, os Europeus não adentravam nos territórios da África pois tinham medo de serem mortos pelos nativos. Por isso o comercio era realizado com a compra e venda escravos e raramente você verá algum caso de um explorador capturando pessoas para serem escravizadas. Pedro Álvares deve ter ganhado alguma fama nestas expedições.

Portugal passava por momentos ruins pois a Espanha não deixava que suas importações e exportações viessem por terra e o reino de Portugal teve que procurar uma rota às Índias que era o principal polo de comércio de especiarias da época. A primeira viagem foi realizada por Vasco da Gama com exito. Na segunda expedição o rei D. Manuel I designou Pedro Álvares Cabral como capitão mor da nova expedição, assim a esquadra de 13 navios, para chegar novamente às Índias devido a uma confusão não explicada, foi desviado e Pedro Álvares Cabral chegou em uma terra desconhecida (Brasil) a qual batizou de Vera Cruz.

Cabral chega ao Brasil em 22 de abril de 1500 e deixa a terra que considerava ser uma ilha para partir à Índia em 2 de maio de 1500. O navegante chegou a Calecut, na Índia, e foi incumbido de estabelecer um tratado de paz e comércio com o governante da cidade. Depois de muitos desentendimentos firmaram um acordo, entretanto as frotas de Cabral foram atacadas por navios muçulmanos e Cabral teve de guerrear por vários dias. Com o conflito a esquadra portuguesa perdeu seis navios, ao final Cabral decidiu voltar para Portugal mas manteve os navios carregados de mercadorias. Após alguns desentendimentos com D. Manuel, Cabral deixou a carreira marítima e acabou morrendo em 1520 por razões desconhecidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.