Gota sintomas, Causa e tratamento

A Gota é uma patologia que  ataca as articulações do corpo, decorrente da elevação das taxas de acido úrico no organismo, causadores de artrite secundária aguda. A doença tem caráter crônico e incide com maior frequência em homens com idade acima de 35 anos,  numa proporção de oito para 1 em relação as mulheres.

O acido úrico é uma substância produzida naturalmente nos processos metabólicos do nosso organismo, mais precisamente seria o resto da quebra das moléculas de proteína, é normal ter essa substância na corrente sanguínea  entretanto em casos que essas quantidade se eleva, ora por um excesso de produção ou por uma alimentação desregrada, a uma elevação nos reservatórios de cristais de monourato de sódio nas regiões articulares, ou também no rim formando cálculos renais, para saber mais sobre esse último acesse o sintomas-de-colica-de-rim.

articulações doloridas pela gota
A gota é uma doença que se não for tratada corretamente pode acabar causando deformações articulares

Causas 

Pelo que se sabe a Gota é um problema congênito, ou seja, uma deficiência em enzimas responsáveis  pela eliminação pelo rim, o problema é hereditário por isso nem todas as pessoas com taxas de acido úrico elevadas terão gota, fármacos a base acido acetilsalicílico e diuréticos podem também debilitar os mecanismos  de excreção úrica.

Sintomas 

Os primeiros sintomas da gota são as crises pujantes de dor nas articulações, a região se torna hipersensível sendo que o mais sutil toque flagela o doente. A primeira crise pode surgir em qualquer terminação articular, embora a maioria dos casos registrem os surtos do problema nos membros inferiores, depois de no máximo 10 dias a pessoa se recupera autonomamente. Por esse motivo muitos acham que já se livrou do mal e não procura nenhum tipo de auxilio médico.

Após a aparente melhora e um período de adormecimento, a gota ressurge podendo se apresentar em outros pontos do corpo e se nada for feito as crises tendem a aumentar tenacidade e diminuir os intervalos. Nos casos crônicos a doença pode se espalhar por diferentes estruturas, causar deformidades irreversíveis e comprometimento das funções do mesmo.

Tratamento 

 A gota está alicerçada em fatores genéticos e por isso não há uma cura definitiva, mesmo assim o diagnóstico deve ser feito sem muito tardar para evitar a evolução dos quadros. O tratamento medicamentoso inclui o uso de substâncias como Alopurinol, Benzobromarona e Colchichina.

Ao lado do trato com medicamentos é importante conciliar com uma dieta terapêutica com pouco consumo de medicamentos com alto teor de purina. O abuso de bebidas alcoólicas assim como obesidade e consumo deficiente de carboidratos podem agravar ainda mais a gota. Uma boa dica para quem sofre com a doença  é ter um cardápio com pouca proteína, muito carboidratos e pouca gordura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.