Gordura saturada dos alimentos: riscos e problemas

A gordura saturada é considerada a grande vilã da dieta de muitas pessoas. Essa gordura está presente em praticamente todos os alimentos que encontramos por ai. Há dois tipos de gorduras que são classificadas como insaturadas e saturadas. A gordura insaturada é a gordura boa presente em alimentos como peixe, azeite, vegetais, etc. Enquanto a saturada é encontrada em carne vermelha, alimentos fritos, salgados, etc.

problemas com a gordura saturada
Gorduras saturada e insaturada.

(foto: reprodução)

A gordura saturada está associado a diversos males entre eles podemos citar:

  • Colesterol Alto.
  • Resistência a insulina, podendo ocasionar em diabetes.
  • Doenças cardiovasculares.

Apesar dela demonstrar apenas o  lado negativo, ela também é importante para manter o corpo. O grande erro da população é consumir, de maneira exagerada, esse tipo de  gordura. Em uma dieta de 2000 calorias por exemplo, a pessoa não deve consumir mais do que 22 gramas de gordura saturada por dia.

Hábitos de um vida saudável ajuda a regular os males causados por esse tipo de consumo. É preciso prestar muita atenção na quantidade de gordura saturada que você está consumindo. Comer um hambúrguer, por exemplo, é algo que só deve ser feito no máximo uma vez por semana. Outra observação, conferir a embalagem de um produto antes de adquiri-lo, as bombas calóricas muitas vezes passam despercebidos por quem está comprando.

O ideal para todas as pessoas seria fazer uma dieta balanceada, com vários pratos diferenciados durante a semana. Todo tipo de alimento pode ser consumido, desde que seja feito de maneira adequada para que não acabe prejudicando o organismo. Nutricionistas dizem que quanto mais colorido o prato melhor. Portanto dê prioridade ao vegetais e frutas. Cuide de sua saúde evitando alimentos gordurosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.