Gestação semana a semana

Muitas dúvidas surgem durante todo o período da gestação pois muitas modificações acontecem no corpo da mulher. O organismo feminino passa por muitos processos evolutivos para que o feto seja desenvolvido da melhor maneira possível. O pré-natal é uma importante fase nesse processo pois ajuda a verificar como está acontecendo o crescimento do bebê, como está a sua saúde e consegue prevenir diversos danos tanto para a mãe quanto para o filho se algo de errado for constatado.

Evolução da gravidez

É possível verificar o desenvolvimento do feto de semana a semana, mas de mês em mês é mais fácil visualizar as modificações que aconteceram e como o bebê se forma detalhadamente.

Primeiro mês

Esse é o momento que ocorreu a fecundação. As células se dividem e se tornam um embrião. Dessa pequena estrutura começa a se originar os órgãos do bebê.

Primeiro mês

 

 

 

 

 

 

Segundo mês

O crescimento nesse instante acontece de maneira mais rápida. A estrutura do embrião começa a ficar com um formato em C e adquiri aparências com um ser humano já formado. Os braços e as pernas se despontam, a cabeça já está em seu formato e o seu coraçãozinho já bate desde os seus primeiros instantes de vida. Alguns outros órgãos já começam a se desenvolver, tais como o pâncreas e o intestino.

Segundo mês

 

 

 

 

 

 

Terceiro mês

Os bracinhos e as perninhas já estão mais alongadas, os dedos já possuem formas e as unhas começam a nascer. Já se pode ver as pálpebras e a pontinha do nariz. Esses acontecimentos são caracterizados como o início do período fetal. Nesse momento podemos visualizar o feto como uma miniatura do ser humano formado.

Terceiro mês

 

 

 

 

 

 

Quarto mês

Os pelos começam a aparecer na camada superior da pele com intuito de proteger o corpo. Nesse período o bebê já consegue acompanhar as modificações de iluminação fora da barriga e já sabe distinguir o doce do amargo. Seus órgãos se encontram em alto grau de desenvolvimento e ele já começa a praticar seus primeiros movimentos dentro do útero. Pequenos tremores já são perceptíveis pela mulher nesse instante com essas movimentações.

Quarto mês

 

 

 

 

 

 

Quinto mês

Se o feto for de sexo feminino, nessa etapa o útero e as trompas já irão aparecer; mas se for masculino, seus órgãos genitais já são visíveis e através da ultra som já será possível saber se a criança é menino ou menina. Os músculos faciais começam a se ativar, deixando o beber franzir a testa, chupar o dedo e piscar os olhinhos.

Quinto mês

 

 

 

 

 

 

Sexto mês

O bebê recebe uma segunda proteção em sua pele, a vernix caseosa. Ela faz com que o líquido amniótico não irrite a sua pele. Já é possível começar a visualizar os lábios e as sobrancelhas e na ponta dos dedos já se desenvolve as suas digitais .

Sexto mês

 

 

 

 

 

 

Sétimo mês

A audição começa a ficar mais aguçada. o feto começa a perceber melhor vozes e ruídos. Seus primeiros fios de cabelo começam a nascer, sendo que sua cor poderá ser modificada após o bebê nascer. Os órgãos continuam sendo aperfeiçoados.

Sétimo mês

 

 

 

 

 

 

Oitavo mês

Uma nova camada se formou na pele do bebê que o ajudará posteriormente a manter seu equilíbrio térmico. Seus pulmões se encontram quase prontos e já se exercitam enquanto ele inspira e expira o líquido amniótico. Os ossos se tornam mais fortes a partir desse momento.

Oitavo mês

 

 

 

 

 

 

 

Nono mês

O feto já está bem forte e chega a hora dos ajustes finais. Os seus joelhos e cotovelos já formam covinhas. A pele começa a perder vernix e larnugo – que eram responsáveis pela proteção da pele e é nesse momento que o bebê começa a expressar sinais que está pronto para deixar o útero materno para vir ao mundo, chegando então a tão esperada hora do parto!

Nono mês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.