Fungos causadores de micoses superficiais

A Micose é o nome dado a uma infecção na pele causada por fungos. Entre os 230 mil tipos de fungos conhecidos, apenas 100 deles podem causar esse tipo de infecção. Estes fungos podem ser encontrados em toda parte, sendo mais comuns em animais e no solo. As condições favoráveis à proliferação do fundo são caracterizados por umidade e calor. Os fungos podem se reproduzir causando infecções mais graves, mas micoses são separas em dois grupos, superficial e  profunda.

tipos de micose
A Micose é o nome dado a uma infecção na pele causada por fungos (Foto: Reprodução)

Micose superficial

Nesse tipo de micose os fungos se mantem na parte superficial da pele, geralmente ao redor de pelos e nas unhas. Os fungos que causam esse tipo de micose se alimentam de gordura e queratina. A micose desse tipo mais conhecida é a frieira, mas também conhecida como pé de atleta. Em alguns casos essas micose pode demorar vários meses para desaparecerem, elas micoses são muito comuns em pés de adultos e atingem principalmente as unhas e a região entre os dedos.

Micose profunda

Esse tipo de micose e causado por fungos que atingem a pele subcutânea e se instalam nos órgãos internos. A micose, neste caso, se espalha pela corrente sanguínea afetando pulmões, ossos, intestino e até mesmo o sistema nervoso. Alguns desses fungos são Esporotricose, Cromomicose, Blastomicose e Criptococose.

Contaminação

  • Contato com animais.
  • Em piscinas ou saunas publicas.
  • Em chuveiros públicos.
  • Compartilhar toalhas mal lavadas.
  • Usar qualquer peça de roupa de outra pessoa.
  • Contato direto com material ou pessoa contaminada.
  • Andar com roupas molhadas ou sem calçados por tempo prolongado.

Tratamento

O tratamento para micoses é feito a base de medicamentos eficientes. Mas apesar de ser um tratamento simples não deve ser interrompido, nem mesmo quando todos os sintomas tiverem desaparecidos. Siga corretamente o tratamento indicado pelo médico ou dermatologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.