Função do estágio supervisionado

O estágio supervisionado é uma das atividades mais relevantes do currículo, trata-se de uma formação sócio-politica que proporciona o estudante a primeira experiência em sua área de atuação, tendo em vista sua profissionalização e entrada no mercado de trabalho. O estágio se baseia na prática atuante do aluno/estagiário sobre a supervisão de um professor e de um especialista na área em que o estudante pretende realizar o seu estágio.

função do estágio
Estágio supervisionado
(foto:reprodução)

O aluno entrará ligado diretamente em situações reais, conhecerá na prática todo o conhecimento que foi lhe proporcionado durante os anos de estudo ( aulas teóricas), estará ciente do seu papel dentro da empresa e como deve ser a sua atuação.  Também deverá, em seu tempo de estágio, elaborar pensamentos críticos sobre a sua atuação e as situações no qual vivencia corriqueiramente. Ao final do processo terá um amplo desenvolvimento de sua habilidades técnicas, bem como o conhecimento prático da área.

Entre os principais objetivos do estágio podemos listar:

  • Proporcionar o aluno a oportunidade de colocar seu conhecimentos em prática.
  • Inserir o aluno no contexto do mercado de trabalho.
  • Proporcionar a primeira experiência pratica e profissional em sua área de atuação.
  • Estimular o desenvolvimento do aluno.
  • Aplicar a intervenção entre teoria e prática.
  • Proporcionar segurança ao aluno para quando estiver pronto e ser inserido no mercado de trabalho.
  • Agregar valores ao processo de avaliação de desempenho do aluno.

Acima de tudo o estágio é o processo onde o aluno/estagiário realmente saberá com o que está lidando, muito alunos acabam mudando de curso ao terem que encarar o primeiro estágio ou simplesmente descobrem que aquela não é a área que pretendem atuar, por isso tal é a importância do estágio supervisionado, principalmente se o aluno estiver lidando com áreas do conhecimento como licenciatura onde estará em atuação direta e deve ser supervisionado para estar atento a possíveis erros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.