Função do aleitamento materno

O leite materno é o primeiro alimento que o bebê recebe após o seu nascimento e é extremamente importante para a sua saúde. Suas principais funções são: prevenir o aparecimento de doenças (principalmente as infecciosas) e ajudar no desenvolvimento da criança. Portanto, se você pensa em amamentar o seu filho por pouco tempo, pense bem sobre esse assunto!

Muitas mães sentem dores, desconfortos ao amamentar seus bebês e muitas vezes dizem que somente o seu leite não consegue suprir a fome da criança, mas tudo isso em alguns casos não passam de desculpas.

Até quando amamentar?

O aleitamento materno deve ser realizado como alimento exclusivo da criança até o seis meses de idade. Após esse período, alimentos saudáveis podem ser incluídos nesse processo, porém, o leite materno deve continuar sendo dado, pelo menos até os dois anos de idade.

Mãe amamentando o seu bebê. (Foto: Reprodução)
Mãe amamentando o seu bebê.
(Foto: Reprodução)

Um dos principais componentes do leite materno é o colostro, considerado como “a primeira vacina do bebê” devido a sua composição conter um grande número de anticorpos chamados de “imunoglobulinas A” que protegem as membranas mucosas da garganta, dos pulmões e dos intestinos dos recém-nascidos, além disso é responsável por desenvolver uma boa imunidade no organismo da criança. Ele é composto por 87% de água e 13%de uma combinação de elementos fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do bebê.

O leite materno é considerado por nutricionistas como uma alimentação completa, onde consegue suprir todas as necessidades de nutrientes que organismo do bebê necessita durante os 6 primeiros meses pois é rico em gordura, proteína, carboidratos, minerais, vitaminas, enzimas, leucócitos, anticorpos e imunoglobulinas. Após esse período, ele funciona como um grande auxiliador dos demais alimentos.

Pesquisas afirmam que quanto mais tempo a criança recebe o leite materno, maior será o seu nível de mineralização dos ossos quando chegar aos 5 anos de idade. O aleitamento não traz benefícios somente para o bebê, mas também para sua mãe que tem o risco reduzido de contrair câncer de mama e ovário e ainda consegue voltar ao se peso normal mais rápido.

Principais mecanismos imunológicos do leite materno

Leite materno, composição, função.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.