Fortes dores abdominais, vômito e diarreia

Diversas vezes sentimos alguns desconfortos em nosso organismo e não procuramos tratamento, tal como dores abdominais, diarreia e vômitos. Para quem não sabe, esses três sintomas, quando aparecem com muita frequência e juntos, indicam que o indivíduo está com uma possível virose.

Virose

Chamamos de virose todas as doenças que são causadas por qualquer tipo de vírus. Elas são mais comuns durante o verão, sendo a principal delas a gastrointestinal, que ataca o trato digestivo.

As principais viroses gastrointestinais que existem são:

» Rotavírus: doença muito comum, de fácil transmissão e que atinge quase todas as pessoas do mundo antes que as mesmas cheguem a sua idade adulta. Existem doses de vacinas contra essa virose que devem ser tomadas aos dois e aos quatro meses de vida;

» Norovírus: essa enfermidade acontece com menos frequência, mas seu contágio pode acontecer em qualquer idade, causando até mesmo surtos de gastroenterite.

Sintomas das viroses gastrointestinais

Para ser uma virose, os sintomas devem persistir por cerca de 3 à 5 dias.

Dores, diarreia, vômitos, virose, sintomas, tratamento e prevenção.
Mulher com uma possível virose.
(Foto: Reprodução)

» Diarreia;

» Vômito;

» Dores no corpo;

» Dores abdominais;

» Dores de cabeça;

» Febre;

» Desidratação;

As crianças sofrem ainda mais quando adquirem algum tipo de virose pois a desidratação acontece ainda mais rápida do que em adultos. Devido a isso, é muito importante que todas as pessoas que sintam qualquer um desses sintomas, estando em qualquer idade, beba bastante água durante todo o dia.

Contágio

Todas as pessoas podem adquirir uma virose, mas correm ainda mais riscos os indivíduos que comem alimentos e bebem água contaminada, que ficam em contato com pessoas que estejam enfermas, com secreções (principalmente fezes), entre outros. A disseminação das viroses também costumam acontecer em meios aquáticos e em ambientes muito fechados, úmidos e abafados.

Tratamento

 O tratamento da virose varia de acordo com o vírus e com os sintomas do paciente. Devido a isso, é essencial que o indivíduo procure um bom médico para a realização de exames e do diagnóstico para a constatação do micro-organismo e suas causas. Normalmente, os profissionais costumam medicar o paciente, deixando-os alguns dias de repouso, indicando o consumo de muita água e alimentos saudáveis.

Dicas de prevenção

» Só consuma alimentos bem higienizados;

» Filtre bem a água antes de tomá-la;

» Certifique-se que os seus alimentos não vem de nenhum local contaminado;

» Lave sempre as mãos antes das refeições, ao sair do banheiro e quando ministrar objetos sujos;

» Evite ficar colocando a mão ou as unhas na boca.

Cuidado!

Existem alguns casos onde sentimos fortes dores abdominais e temos vômitos e diarreias que podem indicar uma possível apendicite. Veja mais sobre esse assunto AQUI e AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.