Fórmula dos compostos: Orgânicos e inorgânicos

A Química Orgânica é uma area da Química que concentra seus estudos nas categoria dos compostos que contem Carbono em sua estrutura, os chamados, compostos orgânicos. A princípio, até meados do século XIX, acreditava-se que os compostos de Carbono eram produzidos apenas por organismos dotados de vida, axioma tecido pela Teoria da Força Vital. Em 1828 Friedrich Wöhler consegue sintetizar Ureia a parir de um composto inorgânico, o Cianato de Amônio, isso reverbera no despréstimo da crença que haveria a necessidade de uma força vital para realizar a síntese substâncias orgânicas.

químicos
A Química Orgânica é o seguimento que abarca todas os estudos relativos aos compostos orgânicos

Propriedades do Carbono 

O estudo das propriedades do Carbono é essencial para que possamos entender a diferenciação entre os compostos orgânicos e inorgânicos, já que esse elemento é essencial na formação das substâncias orgânicas. As investigações a cerca de suas particularidades começaram a ser delineadas pelos estudos de dois cientistas dos oitocentos, Friedrich August Kekulé e Archibald Scott Couper que juntos construíram o compêndio de postulados denominado “Couper-Kekulé”, onde todas as características do carbono são conceituadas:

➭ O Carbono é Tetravalente ou seja, capaz de firmar quatro ligações covalentes.

➭ O Carbono é dotado de quatro unidades de valência idênticas

➭ O Carbono tem a capacidade de encadeamento, isso graças a sua capacidade de estabelecer ligações covalentes, formando cadeias carbônicas.

Algumas substâncias mesmo possuindo átomos de Carbono carregam traços que os aproximam dos compostos inorgânicos, e por isso, são convencionalmente agregados a esse grupo, é o caso por exemplo do Grafite ( C ), Monóxido de Carbono ( CO ), Ácido Carbônico ( H2CO3 ), Dióxido de Carbono (CO2), Carbonatos ( Na2CO3),  Cianetos (NaCN), Ácido Cianídrico(HCN) e o Diamante (C ).

Compostos Orgânicos 

Estudos comprovam que existem um contingente muito maior de compostos orgânicos, cerca de 95% de todos os compostos se enquadram nesse grupo, e a maneira mais fácil de representa-los é através de uma fórmula  molecular. Para isso, precisamos contar a quantidade de átomos presentes em uma molécula da substância estudada, e existe diferentes maneiras para se realizar essa tarefa, fórmula estrutural plana, fórmula de traço ou por intermédio da fórmula estrutural condensada ou simplificada são as mais utilizadas:

➭ Fórmula estrutural plana e fórmula molecular condensada ( Exemplo: Propano)

Formula dos Compostos

➭ Fórmula do Traço

formula de tracos

Compostos Inorgânicos

Os compostos inorgânicos são agrupados de acordo com sua composição estrutural em diferentes famílias, levando em consideração o comportamento químicos dos átomos neles presentes, são constituídas a partir desse princípio as 5 famílias abaixo demostradas:

Sais: são concebidos pela comutação incompleta ou completa de íon de acido por um radical dito básico. formados por cations e anions.

ácidos: íons de hidrogênio contidos em uma solução, quando dissolvidos em água os íons adquirem cargas positivas (cátions).

óxidos: são constituídos de oxigênio junto a outro elemento, podendo ser tanto de natureza molecular quanto iônica.

hidretos: são compostos que apresentam como elemento mais eletronegativo o Hidrogênio e reagem com facilidade em água.

hidróxidos: é a função dada por um cátion, e um ânion hidroxila.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.