Formas de geração de energia elétrica

A geração de energia elétrica é um desafio para todos os países, de consumo necessário para o mundo inteiro, basicamente a energia é gerada pelo diferencial de potencial elétrico gerado entre dois pontos distintos, isso gera uma corrente elétrica, o que pode ser usado de varias formas, seja para luz, movimento, calor, etc. A energia elétrica pode ser gerada de diversas formas, o Brasil é um dos campeões de geração elétrica com varias usinas hidroelétricas.

formas variadas de gerar energia
tipos de energia
foto: reprodução

Entre as formas de produção de energia elétrica podemos citar:

  • Hidráulica
  • Gás Natural
  • Carvão
  • Geotérmica
  • Petróleo
  • Nuclear
  • Biomassa
  • Eólica
  • Solar

Hidráulica: energia gerada através do movimento, a mais forma mais comum de gerar esse tipo de energia é através da usinas Hidroelétricas que captam o movimento das águas e transforma em energia, a mais usada no Brasil e considerada uma das mais limpas.

Gás natural: energia gerada pela queima, em geral é usada para aquecer a água até que ela se torne vapor e faça turbinas gerarem gerando energia. esse tipo de energia e conhecida como termelétricas.

Carvão: o carvão utilizado como combustível de queima foi uma dos mais usados no século XVIII e XIX, usado principalmente nos navios a vapor, atualmente é pouco utilizado foi substituído principalmente pelo petróleo.

Geotérmica: Um dos meios mais difíceis de se obter energia é  a geotérmica, se aproveitando do calor do subsolo e do vapor natural da terra, é perfurado poços que buscam esse vapor, o processo além de prejudicar muito a natura também é um dos mais perigosos.

Petróleo: Usado principalmente parar gerar energia em motores, atua com combustão, a energia é gerada através da explosão do combustível que da força aos pistões, essa é uma das formas que mais poluem o meios ambiente, pois os gases gerados pelas explosões são extremamente prejudiciais a camada de ozônio da terra.

Nuclear: Semelhante a termelétrica a energia nuclear é proveniente da fissão do Urânio gerada dentro de um reator, ele aquece a água que gera vapor, girando as turbinas para dar energia, apesar de parecer ser um meio eficaz caso ocorra algum descontrole as consequências podem ser  catastróficas, um exemplo foi a explosão da Usina de Chernobyl na Russia, o local encontrasse inabitável até hoje.

Biomassa: A energia gerada pela biomassa é toda energia gerada por recursos orgânicos, o Brasil é um campeão mundial em biocombustível, principalmente gerado pelo uso da cana de açúcar como combustível, esse meio de produção de energia é bem menos poluente do que o uso de petróleo e tem quase o mesmo coeficiente.

Eólica: A é energia eólica é obtida através da energia cinética, ela transforma o movimento em energia, é uma das energias mais limpas do mundo, pois aproveitas os ventos para gerar o movimento em moinhos e essa energia e convertida em energia elétrica.

Solar: A energia solar tem o potencial para ser o tipo de energia mais abundante do mundo, através de painéis solares a erradicação captada do sol e transformada em energia térmica ou luminosa, apesar de tudo ainda existem os porém, pois não é todo local do mundo que é propicio para esse tipo de energia, alguns fatores como latitude, clima do tempo, e luminosidade irão afetar esse processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.