Formas de Comunicação Humana

Nem sempre a comunicação humana foi tão clara como nos dias de hoje. Anteriormente os homens das cavernas eram muito rústicos, rudimentares, onde sua comunicação era realizada com gestos, gritos, posturas, grunhidos, entre outros gestos que de certa forma imitavam os outros animais.

Através da evolução das espécies, acredita-se que aconteceu um aprimoramento da escrita e dos meios de comunicação, melhorando assim o entendimento entre os seres humanos, pois se comunicar é tornar uma ideia comum entre todos.

Todas as comunicações entre os seres humanos são descritas pelas informações captadas pelo cérebro, onde elas podem ser faladas, escritas, vistas, ouvidas, sentidas, entre outros.

Tipos de comunicação humana, sua importância e evolução das espécies em sua linguagem.
Tipos de comunicação humana.
(Foto: Reprodução)

Entende-se que:

* Emissor: é o indivíduo que transmite a ideia;

* Receptor: é o público alvo, seja ele composto por um indivíduo ou um grupo, onde o emissor destina a sua mensagem;

* Canal: é o meio pelo qual a mensagem é transmitida;

* Linguagem ou código: são os elementos cognitivos que o emissor ambienta a informação/mensagem para que o receptor possa a interpretar;

* Contexto: é o assunto, momento ou situação que a mensagem/informação se refere.

Tipos de comunicação

Linguagem verbal

É a comunicação realizada através da fala, formada por palavras, frases e orações. É dita como a melhor forma de comunicação entre os seres humanos, mesmo tendo as suas deformidades entre alguns indivíduos, como nos que possuem gagueira.

Linguagem não-verbal

É o tipo de comunicação que não é feita por palavras faladas ou escritas, mas sim por símbolos, tipografias, cores e formas que quando combinados conseguem transmitir uma ideia, informação ou mensagem.

Linguagem corporal

Todo e qualquer tipo de linguagem que corresponde a todos os movimentos gestuais e de postura que fazem com que a comunicação seja mais efetiva, onde a gesticulação está fortemente presente. Dizem que essa foi a primeira form de comunicação entre os seres humanos. Toda a sua estrutura sempre foi muito ligada ao psicológico e ao emocional dos indivíduos.

Linguagem/comunicação mediada

Esse tipo de comunicação é feita sempre por algum tipo de aparato técnico que intermedia os locutores.

A comunicação é essencial para a relação entre os seres humanos, mas é muito importante que todos tenham ética e cautela ao dizer certas palavras uns aos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.