Formas de combate a inflação

A inflação é uma medida adotada no meio econômico responsável por produzir a elevação dos preços de bens e serviços devido ao poder aquisitivo ou perda contínua da moeda de um país. Sua manipulação no mercado se articula de maneira relativa, pois afeta cada indivíduo de forma singular e não em um modelo absoluto.

Ao observar sua complexidade, podemos ver que ela se subdivide em duas importantes categorias: a de oferta, que faz análises em relação a escassez ou não das mercadorias; e a de demanda, caracterizada pela grande procura de produtos, sendo ela muito maior do que a quantidade ofertada.

Em outros âmbitos, também pode-se destacar a presença da inflação de custos (ligado aos salários e/ou valores das exportações), a inflação híbrida (elevação dos preços para tentar recuperar finanças extintas pelos modelos inflacionários anteriores), inflação estrutural (compreende a rigidez da oferta de bens e serviços) e a inflação inercial (processo autoalimentado, geralmente promovido pelos agentes da economia em prol de se protegerem a uma possível inflação crônica).

Formas de combate a inflação
Gráfico.
(Foto: Reprodução)

Dentre as inúmeras particularidades que ocasionam esse processo econômico, os itens a seguir são os mais relevantes:

  • Variações cambiais
  • Antigas inflações
  • Choque de oferta
  • Aproximação constante entre oferta e demanda agregada
  • Contaminação dos preços domésticos e de outras áreas, afetando países de vários continentes

Os índices de inflação são responsáveis por medir as alterações dos preços. No Brasil, é possível constatar a presença de várias entidades que executam essa modalidade, por causa da hiperinflação sofrida no país na década de 80. O mais destacado desses indicadores na atualidade é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que é medido pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sendo calculado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

O combate inflacionário se dinamiza de acordo com as suas causas e com a região abordada. Na economia brasileira, os métodos de contenção dessa prática que se tornam utilizados são:

  • Política de juros (regida pela taxa Selic e Banco Central)
  • Desregulamentação dos salários
  • Cambiação livre
  • Liberalização de mercados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.