Formas de combate a corrupção no Brasil

O Brasil é considerado atualmente como um dos países mais corruptos que existem no planeta, devido as diversas descobertas destacadas em várias áreas do Governo sobre o desvio de recursos dos orçamentos públicos da União, dos estados e municípios.

Essas verbas são arrecadadas através de impostos, inflações e outras demais taxas acarretadas para pagamento aos cidadãos, que devem, mas não estão sendo aplicadas devidamente à saúde, educação, segurança, infraestrutura e Previdência do país.

Os desvios vem sendo destinados para contas bancárias no exterior, campanhas eleitorais, abuso de poder, subordinações, lesões aos cofres públicos, pagamentos de propina, entre outras falcatruas políticas, de familiares, amigos e “laranjas” que se envolvem nesse meio para tirar vantagens financeiras de alguma maneira.

Formas de combate a corrupção no Brasil
Todos juntos pelo combate a corrupção!
(Foto: Reprodução)

Nos últimos dez anos, a transparência de vários casos de corrupção vem sendo destacados pela mídia, onde algumas das pessoas interligadas a essas ações estão presas ou foram punidas de alguma forma. Outros encontram-se livres, praticando atos que afetam diretamente o bem-estar dos cidadãos brasileiros – porque nada foi comprovado com exatidão ou porque recorreram à Justiça e ganharam a causa de maneira desonrosa.

Combate

Para combater a corrupção e aumentar as denúncias para investigação, a sociedade civil e outras diversas instituições estão articulando algumas soluções relevantes, como:

Criação do Portal da Transparência;
Autonomia do Ministério Público;
Lei de Acesso à Informação;
Criação da CGU (Controladoria Geral da União) e da Super Receita;
Reestruturação do CADE (Conselho de Administrativo de Defesa Econômica);
Ajuizamento de ações de improbidade e de ressarcimento de valores desviados com participação da AGU (Advocacia Geral da União);
Monitoramento das movimentações bancárias para descoberta de lavagem de dinheiro, pagamento de propina e outros demais meios de corrupção pela COAF (Conselho de Controle das Atividades Financeiras).

Existem ainda algumas saídas que estão sendo estudadas para ser colocadas em prática, como:

Reduzir do número de cargos comissionados;
Simplificar o sistema tributário;
Estimular a participação dos cidadãos na política do país;
Inserir leis que removam as “brechas” que facilitam a corrupção;
Melhorar e agilizar a infraestrutura da Justiça brasileira;
Proporcionar mais transparência para as campanhas eleitorais que movem milhões de reais a cada nova eleição.

Atenção!

Não fique de braços cruzados, denuncie, vá às manifestações, acompanhe todos os casos, fique por dentro dos assuntos e faça a sua parte para criar e fortalecer um Brasil melhor! Chega de corrupção, de lesionamento na Constituição e nos direitos dos cidadãos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.