Forma de escrita dos Mesopotâmicos

Antes de surgir as primeiras escritas, a única forma que a sociedade tinha para deixar marcada toda a sua história e acontecimentos eram com as pinturas rupestres, normalmente feitas em cavernas e em grades pedras. Porém toda essa representação não se designava como forma de escrita, pois ela somente expressava os acontecimentos, mas não detalhava o porque e como aconteceu tudo aquilo e nem possuía informações mais precisas sobre os assuntos. Então, depois de algum tempo, na Mesopotâmia, um dos povos que habitavam ali – os sumérios – criaram um novo tipo de linguagem, uma nova forma de se relacionar com as pessoas, que denominou-se de escrita cuneiforme.

3500 a. C.

Sociólogos e pesquisadores baseiam que a escrita cuneiforme foi inventada por volta de 3500 a. C..

A escrita cuneiforme foi a primeira a ser inventada. Os sumérios utilizavam placas de ferro e de argila para fazerem suas anotações e divulgações sobre a economia, o cotidiano, a história, a política e as transformações. Graças a esses objetos, os sociólogos e muitos pesquisadores puderam avaliar como era o mundo 4000 a. C..

Escrita cuneiforme em placa de ferro

Por escreverem a maioria das vezes na argila e com o passar do tempo os sinais desaparecerem, os sumérios logo após de fazer suas escrituras, colocavam as placas em fornos para que tudo o que fosse registrado ficasse intacto para sempre.

A escrita cuneiforme foi muito difícil de entender e interpretar pela população da época e as de longos períodos depois. Todo o seu vocabulário possuía apenas 2.000 sinais, para inserir esse sistema na sociedade da época demorou um tempo e para fazer as pessoas mais contemporâneas entenderem demoraram muitos anos de pesquisa, pois apenas no século XX foi encontrado outras documentações que ajudavam a esclarecer a escrita cuneiforme.

Logo na mesma época da escrita mesopotâmica, veio a egípcia, que se classificava como hieroglífica e demótica, na primeira egípcios utilizavam mais desenhos, ela era bem complexa, já a segunda era mais simplificada, menos detalhista. Nas pirâmides do Antigo Egito são encontradas até hoje escrituras da época que simbolizavam a vida dos faraós, os castigos aos servos, as armadilhas e ameaças para quem desejasse ou quisesse algo dos magnânimos faraós e mensagens sobre todo o cotidiano.

Por terem sido criadas quase no mesmo período, há sempre a dúvida de qual escrita foi inventada primeiro, mas dados e fatos mostram que a primeira escrita inventada e utilizada no mundo foi a cuneiforme.

Cuneiforme

Curiosidade

Quase na mesma época que os sumérios inventaram a escrita cuneiforme, os egípcios também descobrindo a sua forma de escrever utilizou produtos de uma árvore para fazer uma espécie de papel que se chamava papiro – que é o mesmo nome da árvore. Graças a essa invenção e os aprimoramentos modernos o papel existe hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.