Forma correta de colocar as horas

Não é de hoje que temos inúmeras dúvidas sobre a língua portuguesa, a qual herdamos de nossos antigos cidadãos ou colonizadores provenientes do imenso império de Portugal. Por se tratar de uma língua muito complexa e extremamente burocrática, o português apesar de sua beleza e competência em transmitir com precisão o que se deseja, acaba confundindo muito a todos que o utilizam.

É comum que muitas grafias diferentes do mesmo elemento possam ser vistas, principalmente em grandes meios de comunicação informal como a internet. Isso acaba criando vícios de grafia incorreta, algo que pode – e vai – atrapalhar muito na hora de escrever um texto culto.

Um exemplo clássico é a grafia das horas. É possível encontrar diversos textos pela internet onde os autores não sabem  se o “h” é minusculo ou maiúsculo, se é necessário escrever segundos invés de “s”  ou minutos invés de “min”. Também é comum ler alguns textos que apresentam um “horário digital”.

Horário digital

Esse tópico é bem simples. Sempre evite utilizar esse tipo de formato, pois ele não é aceito em nenhuma perspectiva gramatical da língua portuguesa.

Ex: 10:24:55.

Símbolos ou Abreviações

As abreviações são:

s = Segundos

h = Horas

min = Minutos

Perceba que cada símbolo está representado com letras minúsculas, porque é assim que eles terão de ser grafados.

Horas exatas

Para expressar horas exatas, basta grafar o número correspondente as horas – sempre no formato de vinte e quatro horas – e o símbolo de horas logo depois sem espaço.

Exemplo: Cheguei em casa as 13h.

Horas e minutos exatos

Quando os minutos estão exatos e devem ser escritos, também não é necessário utilizar o símbolo de minutos e muito menos o “00” dos segundos.

Exemplo: Cruzei a linha exatamente as 15h33.

Horas, minutos e segundos

Quando a precisão do tempo envolve horas, minutos e segundos, todos os símbolos devem ser utilizados.

Ex: A bomba explodiu exatamente em 18h55min45s.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.