Fordismo Taylorismo e Toyotismo

No inicio do seculo XX vários meios de produção foram instalados nas fabricas, estes meios revolucionaram o mercado industrializado, diminuindo os custos de produção e assim atingindo as classes mais baixas, que poderiam comprar o produto que antes era muito caro, esses modelos de produção tiveram inicio após a chamada segunda revolução industrial, com a introdução da energia a combustíveis fosseis.

Entre os modelos de produção que revolucionaram o mercado está o Fordismo, Taylorismo e Toyotismo, modelos que globalizaram o sistema do mercado capitalista, dando abertura a produção em massa, popularizando os modelos de carro pelo mundo.

Fordismoford

O Fordismo foi criado por Henry Ford, durante seus estudos na areá da ciência da administração, Ford observou que seria muito mais vantajoso se houvesse uma produção especializada, ou seja cada trabalhador cuidaria de apenas uma parte da produção do produto, dando mais mobilidade, velocidade e qualidade no meio de produção. Junto com os modelos de racionalização de F. Taylor, Henry Ford conseguiu a introdução do seus sistema, com a politica de recompensa aos trabalhadores que conseguissem produzir um numero de peça além da media estipulada.

O modelo de produção de Ford foi bem aceitos por industrias de todo o mundo, com o seu modelo revolucionário Ford conseguiu popularizar o carro com o seu modelo mais conhecido o Ford Modelo T, esse modelo era vendeu por um preço muito menor, a própria propagando sobre o Ford Modelo T, falava que qualquer americano poderia ter um Ford Modelo T.

A introdução da estéria rolante nas  fabricas, a mecanização do sistema de trabalho, e o modelo capitalista ascendente  faziam o operário trabalhar por longa jornadas de trabalho, que podia m chegar a 18 horas por dia, que eram mal remunerados e consequentemente com essas péssimas condições de trabalho geraram inúmeras greves por condições melhores de trabalho.

Taylorismotaylor

Frederick Taylor é considerado o pai da ciência da administração sistema que influenciou Henry Ford, o Taylorismo se foca nos sistema de tarefas, aumentando a eficiência dos operários, ele introduziu o sistema de racionalização do trabalho, ele se concentrava na ideia de recompensa pelo trabalho do operário bem realizado e até de salários melhores que influenciariam na vontade do trabalho.

Durante o seus estudos para implementação desses sistemas, Taylor observou vários pontos relacionados ao trabalhador, como fadiga, ritmo de trabalho controlado, trabalho combinado e trabalho individual, tempo de trabalho, perceptiva desnecessário do trabalhador, etc. depois de analisar por um tempo os trabalhadores e processo de trabalho para se chegar a um resultado final, Taylor compreendeu que o trabalho tinha um ritmo de produção muito lento, e perdia muito tempo na analise do produto trabalhado

Depois de suas observações Taylor introduziu conceitos como, divisão do trabalho e trabalho especializado, estudo da fadiga, aptidão do trabalhador para certos cargos, incentivo salarial, padronização do trabalho, entre outras, graças a essas observações os trabalhadores obtiveram vários benefícios como salario maiores, diminuição da jornada de trabalho, valorização do funcionário, entre outros que levaram a uma maior qualidade nos produtos fabricados, redução de gastos, melhor ambiente de trabalho, etc.

Toyotismotoyota

O Toyotismo foi um sistema criado no Japão após a segunda guerra mundial, ela surgi como um modelo de adaptação aos próprios japoneses que detinham um poderoso numero de mão de obra especializada, entre as principais características encontradas no Toyotismo estão a flexibilidade a demanda do mercado, diferente do Fordismo que fabricava muito e o excedente ia para o estoque, no Toyotismo o estoque tende a fica em níveis baixos atendendo apenas a demanda do mercado, a multifuncionalidade, ao invés de especializarem em apenas um único processo da produção os Japoneses tentavam abranger o seu conhecimento sobre os meios de produção, sistema de qualidade imposto sobre o produto, personalização dos produtos, controle visual da produção, etc.

O modelo do Toyotismo, aparenta ser muito mais um especialização dos outros sistemas, apesar de suas diferenças ele foi inspirado em modelos observados dos americanos e “traduzidos” para as diferenças culturais e educacionais dos japoneses, criando assim um novo modelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.