Fontes de energia poluentes

O ser humano sempre em sua histórica experiência na Terra, sempre utilizou de recursos naturais para transformação de energia. Nos tempos mais antigos, os tipos de energia mais utilizados eram a energia mecânica – em moinho d’água, velas de barco e manivelas por exemplo – e a energia térmica – utilizada em tochas, fogueiras, velas etc.

Com essas duas principais formas de energia, os humanos estabeleceram impérios inteiros, sofisticaram técnicas de construção e engenharia, manipulação de metais e sólidos entre muitos outros feitos dos quais colhemos frutos até hoje. O desenvolvimento das técnicas em coisas foi possível graças a transformação desses tipos de energia por meio dos materiais da natureza.

Usina termoelétrica - uma das mais poluentes.
Usina termoelétrica – uma das mais poluentes.

Com o descobrimento da energia elétrica e suas infinitas aplicações, o ser humano teve de pensar em  transformar outros de tipos de energia em energia elétrica para suprir as necessidades industriais e urbanas. Com isso, novos métodos de obtenção de energia foram sendo descobertos e explorados em larguíssima escala pelas sociedades.

Hoje, os impactos ambientais produzidos nesses avanços estão sendo sentidos drasticamente e várias políticas públicas de estados nacionais trabalham para substituição das fontes de energia não renováveis – geralmente mais poluentes – por fontes renováveis. As fontes não renováveis utilizam diretamente elementos naturais para obtenção de energia elétrica, os quais podem ser esgotados com o tempo.

As principais fontes não renováveis ainda são utilizadas pelo mundo, principalmente por países europeus e pelos Estados Unidos. As usinas termoelétricas são um exemplo clássico disso. Com o queima de carvão mineral, essas usinas transformam energia térmica em energia elétrica utilizando o carvão como combustível e sendo poluente por expelir CO2 no processo.

A queima de outros tipos de combustíveis também alimentam termoelétricas. A queima do gás natural e do petróleo são outras duas fontes de energia poluentes por produzirem CO2 e gases nocivos além de não renováveis. As usinas nucleares são também uma das mais poluentes, pois a meteria resultante do processo é altamente tóxica para que não polua o ambiente deve ser mantida em grandes hangares próprios para a estocagem praticamente eterna do material.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.