Fonte de energia na qual o Brasil se destaca como segundo maior produtor mundial

Introdução 

O presente trabalho propõe uma visualização da importância do Biodiesel no contexto energético, abordando as vantagens e desvantagens do uso desse para o meio ambiente e sociedade. O principal objetivo é conseguir traçar um imagem panorâmica da produção brasileira de Biocombustível e qual a localização dentro de projeções mundiais, vendo também o que está sendo sendo feito para fomentar esse desenvolvimento.

Biodiesel uma definição geral 

De uma maneira mais abrangente biodiesel pode ser entendido como combustível produzido a partir de biomassa, ou seja, tendo como matéria prima recursos orgânicos vegetais e animais. As fontes podem ser encontradas em sua forma bruta na natureza, também podendo ser um advindo de insumos agrícolas, refugos pecuaristas e lixo orgânico. O Biodiesel pode ser utilizado de maneira adicional ou  substituto ao petródiesel  no abastecimento de veículos, caminhões, tratores, geradores de calor e eletricidade, em muitos lugares também está sendo empregado como combustível de aeronaves.

combustível
Os Biocombustíveis tendem a substituir quase que totalmente os combustíveis fosseis no futuro.

A principais vantagens do biodiesel é que ele renovável e biodegradável contribuído para um desenvolvimento sustentável, bandeira ecológica cada vez mais forte pelo mundo, visto que as consequências negativas provocadas pelo uso indiscriminados de combustiveis fosseis e fontes de energia não limpas são cada vez mais latentes e não podem mais ser acobertadas. O biocombustível não produz em nenhuma das fases de manejo e utilização o  CO2, com isso seu emprego no seguimento automotivo anula a emissão  do principal gás do efeito estufa, a obtenção do biodiesel é renovável, visto que, as terras cultiváveis tem grande potencial produtivo de oligenosas ( principal recurso empregado na produção atualmente)  em quantidade e variedade. Além disso o biodiesel garante maior segurança no estocamento dado seu ponto de inflamação mais alto, potencializa o crescimento do setor primário, gerando mais empregos no campo e trazendo mais tecnologia, por conseguinte, diminuindo os percentuais de êxodo rural, reduzindo também o crescimento demográfico desordenado dos centros urbanos.

Por outro lado, devido as vantagens econômicas resultantes da produção de matérias primas para o seguimento  energético, os agricultares tendem a direcionar suas colheitas a esse fim, o reflexo disso é sentido pelo deficit de material para a  indústria alimentícia em âmbito mundial, causando altas nos preços nos alimentos. Outro problema é o desmatamento, os latifúndios avançam cada vez mais sobre as florestas, isso associado ao uso intensivo das propriedades do solo pode refletir no desequilíbrio do  ecossistema, destruição da fauna, flora e na proliferação de pragas e parasitas.

Biodiesel no Brasil

O Brasil é um país com proporções continentais localizado em uma região tropical, o que lhe garante estações bem definidas, com períodos chuvas regulares, boa luminosidade e abundância em recursos hídricos, tudo isso garante um grande potencial para a produção de biodiesel.Existem aqui uma ampla variedade de espécies vegetais oliginosos que podem ser convertido em combustível renovável, entre eles se desta a mamona, amendoim, babaçu, o milho, girassol e a soja, que é mais explorada nesse intuito atualmente.

Atualmente a soja tem sido o carro chefe da produção de biocombustível brasileiro, isso graças ao rápido retorno, as facilidades de conservação e a sua aplicabilidade também para a ração animal, tornado a duplamente lucrativa. Na região norte dentre os produtos mais utilizados como fontes renováveis  podemos elencar o Dendê e o Babaçu, enquanto no Centro-Sul do país se privilegia o amendoim, o girassol e a soja, no Nordeste, o clima mais extremo favorece o plantio do amendoim.

Brasil
No Brasil 5% do Diesel deve ser composto por Biodiesel

Em 2012 o Brasil foi eleito como o terceiro maior produtor mundial de biodiesel e caminha para assumir a segunda colocação, os mais otimistas afirma inclusive que superara a Alemanha, em pouco tempo. Para se ter uma perspectiva em 2008 foram produzidos 27 milhões de litros do combustível, atualmente a ANP acredita que são produzidos no país 176 milhões de litros por ano.

Mesmo com dados tão impressionantes nosso país são explora todo o seu potencial de crescimento, utilizando apenas 1/3 da area agricultável, para corrigir essa deficiência o Governo Federal já colocou em prática uma iniciativa interministerial, o  Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel que tem como objetivos principais desenvolver o mercado de Biodiesel  de forma sustentável tanto no âmbito econômico quanto técnico, promover a inclusão social e o desenvolvimento das regiões produtoras, gerando emprego e uma melhor distribuição de renda a população.

A Lei nº 11.097 em vigor desde Janeiro de 2005, define um percentual minimo de Biodiesel a ser adicionado na composição de olho diesel de uso domestico o chamado B5, atualmente esse percentual é de 5%, auxilia na expansão desse mercado ainda tímido no âmbito interno. O crescimento das fomento do Biodiesel, estimula também o setor sucroalcooleiro, isso porque o processo químico que resulta no biocombustível exige uma grande demanda de álcool etílico, exigindo uma sinergia entre esses dois seguimentos industriais.

Mesmo demostrando sucesso,  o PNPUB ainda tem muitos desafios pela frente, tornar a produção brasileira mais homogênea no que tange a distribuição entre os estados, a maior parcela das usinas estão concentradas na região centro-sul. Ampliar o dialogo com a agricultura familiar também é importante como duto de maximização e interconexão dos esforços, assim como o incentivo a exportação e políticas para a popularização desse combustível dentro do mercado interno, inclusive com o aumento das taxas obrigatórias de acrescentamento.

Conclusão 

O Biodiesel é  fonte de energia cujo consumo e produção se desenvolve a olhos vistos em todo o mundo se apresentando com uma importante alternativa ao uso de combustíveis fosseis principalmente,  tanto por questões ecológicas quanto econômicas. O Desenvolvimento desse segui mento da indústria energética apresenta vantagens inquestionáveis, contudo também pode trazer mazelas, por isso precisa ser orientada e administrada com princípios de sustentabilidade, em comum acordo com políticas sociais, ao exemplo do que está sendo feito no Brasil, projeto que apesar de recente, e com problemas importantes a serem tratados e sanados, já colhe frutos com um aumento na produção acentuado no últimos anos e uma maior representatividade no quadro econômico-energético internacional.

Fontes:

www.biodieselbr.com

www.portalsaofrancisco.com.br

oglobo.globo.com

http://agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.