Fisioterapia para hernia de disco

A hérnia de disco é quando uma pessoa faz muito esforço ou machuca a coluna, fazendo com que o disco que se localiza entre as vértebras – protegendo-as e proporcionando movimentos – saia do lugar, causando muita dor nas costas do paciente.hernia de disco

Os meios de tratamento para essa lesão é feito através de remédios, por repouso, por exercícios físicos indicados e monitorados por um médico, por fisioterapia e por cirurgia – que só é aconselhada a ser feita em último caso.

Fisioterapia

A fisioterapia da hérnia de disco é o tratamento mais indicado para quem possui tal problema, pois o fisioterapeuta ajudará o paciente a manter melhores posturas, fazer exercícios com ele para que desenvolva movimentos que não seja prejudicial á coluna dele, que faça com que sua musculatura fique bem forte e resistente, além de relaxa-la e diminuir a dor a cada sessão.

Um dos procedimentos mais utilizados pelos fisioterapeutas é deitar o paciente de barriga para baixo e ir colocando travesseiros na sua parte torácica para que a sua coluna fique estendida, fazendo com o disco desloque entre ás vértebras para diminuir o atrito causado por ele.

O especialista mostra como é feito esse tratamento ao paciente e indica que ele seja feito várias vezes ao dia. Mesmo com dor, é necessário que a pessoa se esforce para realizar todos os movimentos indicados para que sua coluna vertebral melhore mais rápido e para a diminuição da dor que com o tempo se torna constante, afetando até mesmo alguns movimentos, causando até formigamentos.

Outros movimentos importantes são:

* Deitado, o paciente deve tentar sentir em qual lado da coluna está doendo mais, depois disso, colocar os travesseiros mais próximo da parte hernia exercicioafetada – direita ou esquerda – e flexionar várias vezes o braço do lado que está doendo;

* Deitar de barriga para cima e flexionar os joelhos até o tórax e manter essa posição por alguns minutos e faze-la várias vezes ao dia. É indicado que o paciente tente fazer esse mesmo movimentos quando estiver sentado e em pé, flexionando o joelho, fazendo com que a dor diminua e tranquilize seus músculos.

Os tratamentos também podem ser feitos por laser, na água, fazendo atividades físicas principalmente dos membros inferiores para que eles sejam mais fortes e proporcionem melhor estabilidade ao corpo, além das indicações sobre a postura.

As sessões de fisioterapia podem ser solicitadas pelo SUS – nesse caso são gratuitas -, já em clínicas hernia massagemparticulares, cada sessão custa em base R$ 250,00, o que dificulta o tratamento para muitas pessoas – principalmente as de baixa renda.

Curiosidade

Uma massagem feita por um profissional pode ajudar a diminuir muito o desconforto causado pelos movimentos que o fisioterapeuta possa pedir nas primeiras sessões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.