Filosofia para o Ensino Médio

O Ensino Médio é visto como a fase primordial para que o estudante consiga consolidar seu aprendizado junto à percepção pessoal, contribuindo para a fixação de sua personalidade, a partir de uma base importante. Com esse consentimento, foi determinado a inclusão da disciplina Filosofia no Ensino Médio, justamente para que o aluno possa explorar o pensamento e estruturar suas ideias quanto a diferentes assuntos.

A Filosofia foi implantada no aprendizado, porque a mesma estimula o pensamento crítico do indivíduo. O estudante pode analisar um tema, e sobre o mesmo buscar a melhor argumentação, através da investigação, das ideias e de suposições. Vários desses conceitos são encontrados no próprio dia a dia, além de completarem parte de domínios que especificam o conhecimento.

Sendo assim, pode-se intercalar no aprendizado, vários outros conceitos que ao longo da história da Filosofia fizeram parte de um conjunto de narrativas, servindo como experiência para pessoas de idades diferentes, o que resulta na unificação dos procedimentos práticos e a sabedoria. A aplicação da matéria de Filosofia no Ensino Médio deverá proporcionar o caminho ideal para que o estudante adapte suas ideias, e para que isso ocorra de maneira correta, é importante enumerar os temas tratados, bem como a sua abordagem.

ensino  filosofia
A aplicação da matéria de Filosofia no Ensino Médio deverá proporcionar o caminho ideal para que o estudante adapte suas ideias

Um planejamento didático bem elaborado, auxilia na formação de um indivíduo crítico, capaz de sustentar socialmente seus atos. Como está na juventude e adolescência o início da formação de pessoas, é preciso dar ferramentas eficientes para que viabilizem espontaneamente suas próprias características, e isso pode acontecer plenamente dentro processo ensino-aprendizagem.

Podem ser utilizados a leitura, a observação, e a percepção de alterações ocorridas em diferentes situações sociais. As aulas de Filosofia podem ser expositivas dando espaço para que sejam realizados atividades, trabalhos, leituras, pesquisas orientadas, seminários, interpretação e discussão de temas, integração com outras disciplinas e outros tipos de avaliações.

Nos três anos do ensino médio, o aluno deverá ter habilidades em lidar com a fixação da leitura interpretativa de textos teóricos, conceitos, compreensão da produção de pensamentos sucintos, reflexão filosófica dentro do universo, sob diferentes tempos históricos, situar-se como cidadão no mundo em que vive, elaborar e forma crítica o próprio, além de pensar sobre as inúmeras informações e as suas consequências.

Desta forma, a Filosofia para o ensino médio visa o fornecimento básico inicial para que o aluno elabore suas próprias reflexões diante o mundo, sobre a sua pessoa inserida no mundo, e que de maneira conseguirá obter a autonomia ascendente no que se diz respeito a prática de pensar e agir autonomamente. O plano de aula deverá ser feito seguindo os parâmetros curriculares do MEC, a fim de promover a correta inserção dessa área de conhecimento para a sustentação do aluno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.