Fibra ótica como funciona

A fibra ótica é uma das mais novas tecnologias utilizadas em cabos metálicos, criada pelo físico indiano Narinder Singh Kapany. Ela é produzida por filamentos de vidro ou por materiais feitos com polímero, que possui uma altíssima qualidade e capacidade de transmitir raios de luz.

Tipos de cabos

Os dois principais tipos de cabos de fibra ótica utilizados no mercado são:

» Monomodo: utilizado para a propagação de sinais em grandes distâncias. Além de ser mais difícil de manusear, seu custo é mais elevado que o cabo multimodo;
» Multimodo: usado para comunicações de redes locais. Possui baixo custo e é mais fácil de ser manuseado devido ao seu maior diâmetro.

Funcionamento

A principal substituição dos cabos de cobre pelos de fibra ótica se dão devido ao aumento da velocidade de transmissão em relação a informação digital. O seu funcionamento se dá pela sua fonte de luz que é ligada e desligada de forma rápida a uma extremidade do cabo de transmissão dos dados digitais.

Tira dúvidas sobre a fibra ótica

A luz passa pelos fios de maneira contínua, refletindo fora do interior dos seus revestimentos, processo chamado de reflexão total interna. Seus cabos são tão finos quanto os fios de cabelo humano e conseguem transmitir bilhões de bits de dados por segundo.

O feixe de luz sempre será lançado pela extremidade da fibra ótica que irá percorre-la através de reflexões sucessivas. Todas as fibras devem possuir, no mínimo, duas camadas sendo as principais delas o revestimento e o núcleo.

Vantagens

» Segurança e maior qualidade no sinal;
» Facilidade na instalação;
» Menores interferências;
» Pouca deterioração;
» Dimensões reduzidas;
» Maior capacidade em transportar grandes quantidades de informações;
» Grande quantidade de matéria prima;

Desvantagens

» Fragilidade;
» Custo elevado;
» Pouca padronização dos seus componentes;
» Dificuldade em ser ramificada;
» Impossibilidade de alimentação remota dos repetidores;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.