Ferritina elevada o que causa

Ferritina
Representação da estrutura molecular da ferritina

A ferritina é um tipo de formação proteica, que caracteriza a reserva de Ferro em nosso corpo, o mineral é imprescindível nos mecanismos de respiração celular,já que, é importante composto da hemoglobina responsável pelo transporte de oxigênio e liberação do gás carbônico dentro do organismo.

Quando as taxas de ferritina no sangue estão muito baixas é comum o aparecimento de anemias no indivíduo, que normalmente apresentam sintomas como cansaço físico e mental, imunidade baixa, fraqueza extrema, entre outros. Já Quando o nível de ferritina está no que se considera normal, é sinal de bom funcionamento dos processos que envolve o ferro no corpo. No entanto, a casos de indivíduos com alta concentração de ferritina no Sangue, e veremos a seguir as causa e as consequências dessa patologia  detalhadamente.

O gerador da alta concentração de ferro no organismo pode ser variado,  uma herança genética ou ainda resultado de alimentação desregradas, efeito de alguma outra doença que acometeu a pessoa são algumas das possibilidades. Os principais sintomas e efeitos desse mal são problemas no pâncreas e fígado, é no fígado também que acorre a produção da proteína ferritina. Os problemas que frequentemente acometem as pessoas que sofrem com a doença é insuficiência cardíaca, disfunções nas glândulas hormonais, desenvolvimento de cirrose e ainda quando chega ao pâncreas pode desenvolver quadros de diabetes.

Quando a origem  da patologia é genética, como é o caso da Hemocromatose, o tratamento  é feito com seções de sangramento, para a retirada periódica Do sangue do organismo, se a doença for advento de uma outra, por exemplo, obesidade, a solução é tratar a origem da disfunção. Se suspeita ser um hospedeiro da patologia procure o quanto antes o médico, assim você evita o desenvolvimento da mesma e descobre o melhor tratamento para o seu caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.