Ferdinand de Saussure, pai da linguística

Ferdinand de Saussure, pai da linguística.
Ferdinand de Saussure.
(Foto: Reprodução)

Ferdinand de Saussure foi um importante linguista, físico, químico e filósofo de todos os tempos. Nasceu na cidade de Genebra no dia 26 de Novembro de 1857 e faleceu aos 55 anos no dia 23 de Fevereiro de 1913, na cidade de Morges. Toda a sua elaboração teórica fez com que acontecesse o desenvolvimento mais aprofundado da linguística, enquanto ainda era considerada como uma ciência autônoma.

Todo o pensamento de Sausurre teve grande influência sobre os estudos culturais e a teoria da literatura da época. Ele entendia que a linguística era um ramo da ciência e dos signos, chamando-a de Semiologia. Todo o seu desenvolvimento se tornou base para o estruturalismo do século XX.

Graças aos estudos e conceitos de Sausurre e o trabalho intenso de Leonard Bloomfield, a linguística adquiriu autonomia, adquirindo seus objetos e métodos próprios.

Momentos importantes

» No ano de 1866, Sausurre ingressou na Sociedade Linguística de Paris;

» Assim que Sausurre completou 21 anos de idade, publicou “Memória sobre as Vogais Indo-Europeias”, uma das suas mais relevantes obras;

» Possuía um vasto conhecimento em várias línguas, tal como o grego,  inglês, francês,  alemão e sânscrito.

» Entre 1907 à 1910, Saussure ministrou 3 cursos de linguística na Universidade de Genebra;

» Entre 1906 à 1909, Sausurre realizou um estudo chamado de “Os anagramas de Saussure”, onde perscrutou um corpus de poemas clássicos tentando comprovar mecanismos poéticos em análises fônicas das palavras;

» No ano de 1916, anos posteriores a sua morte, seus ex-alunos Albert Sechehaye e Charles Bally, juntamente com A. Ridlinger, copilaram diversas teses de seus estudos para editarem o curso de linguística geral.

Dicotomias saussureanas

As dicotomias de Ferdinand Sausurre eram ditas em: 

  • » Língua x fala;
  • » Sincronia x diacronia;
  • » Significante x significado;
  • » Sintagma x paradigma.

Teoria do Valor

Esse é um dos principais conceitos de Sausurre. Essa teoria se dá através de uma postulação, onde os signos linguísticos possuem uma relação diferenciada e negativa entre si dentro do sistema de língua. Isto porque um signo só adquire valor quando é singular, sendo que os demais não conseguem ser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.