Fatos marcantes da década de 1970

A década de 70 foi marcada por  nove anos de muitas notícias, as principais delas foram a crise do petróleo dos EUA – primeira crise – e do seu presidente Richard Nixon, deposto de seu cargo pelo caso Watergate, o surgimento da defesa do meio ambiente, a Revolução dos Cravos em Portugal, a independência de cinco países Africanos – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé -, a crise do petróleo no Ocidente – segunda crise  – e foi a última década do classic rock – a década da discoteca.

Anos 70

Os anos 70 começou no dia 1 de Janeiro de 1970 e acabou no dia 31 de Dezembro de 1979.

Máquina de petróleo1970

Logo no início de 1970 a crise do petróleo nos EUA levou-os a recessão e ao mesmo tempo economias de vários outros países começaram a crescer. Foi marcado também como um período individualista. Nesse período encerravam-se as corridas armamentistas, que não procurava por interesses das potências e sim humanitários, chamando-se de humanidade progressista.

Os anos 70 foi marcado por guerras entre partidos de esquerda e de direita, dando espaço a violência política, terrorismo e lutas armadas. Em 1970 terminou a guerra do Vietname derrotando os EUA e reunificando seu país.

1973

Em 1973primeira crise do petróleo -, a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) triplicou o preço do barril de petróleo nos EUA. O Brasil por sua vez que se destacava como a 9° economia do mundo, começa a se declinar.

1979

Em 1979 ocorreu a segunda crise do petróleo, dessa vez no Ocidente, motivada pela queda do Xá do Irã. O Irã passa a ser oprimido pela aliança dos EUA e de Israel por aumentarem gradativamente o preço dos barris de petróleo.

A UNSS aproveita da segunda crise para se auto promover, deixando a sua economia em auge, beneficiando a qualidade de vida de seus habitantes. Já o Brasil sofreu fortemente com os reflexos da segunda crise, pelo rápido crescimento da inflação e aumento no preço dos combustíveis no mercado interno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.