Fatores que desencadeiam a calvice

Um dos incômodos que interferem esteticamente na vida de milhares de homens e algumas mulheres no mundo é a calvície ou alopecia androgenética, como denominada cientificamente. Essa alteração corresponde a perda dos fios capilares, deixando por vezes o indivíduo com falhas no couro cabeludo ou até mesmo careca.

Essa redução parcial ou total do cabelo acontece inicialmente com a perda de vida dos fios, seu afilamento e queda, conjunto que vai se tornando cada vez mais frequente e intenso com o passar dos anos. A parte frontal da cabeça (ou testa) é considerada a região que dá os primeiros indícios dessa disfunção.

De acordo com diversos levantamentos de profissionais estéticos e da área da saúde, as principais causas que promovem esse distúrbio são:

Fatores que desencadeiam a calvice
Jovem com sinais de calvície.
(Foto: Reprodução)

» Hereditariedade
» Hormônios
» Estresse
» Excesso de oleosidade no couro cabeludo
» Má alimentação
» Carência de nutrientes, como as vitaminas
» Partos
» Problemas na tireoide
» Uso de medicamentos
» Procedimentos cirúrgicos
» Sessões de quimioterapia
» Aplicações demasiadas de produtos químicos

Os sintomas começam a aparecer por volta dos 17 à 26 anos, chegando ao seu ápice por volta dos 50 anos e geralmente são diferenciados entre os gêneros, veja:

Mulheres

» Estresse
» Ansiedade
» Tensão
» Maneira de prender o cabelo
» Falta de nutrientes
» Permanentes
» Uso excessivo de produtos químicos
» Alisamentos
» Alteração nos níveis de estrogênio
» Menopausa

Homens

» Hereditariedade
» Predisposição da pele
» Variações hormonais, como da testosterona

O que fazer?

Se o indivíduo souber que possui predisposição genética para esse transtorno ou perceber a manifestação do sintoma, a ajuda médica deverá ser procurada o quanto antes. Na dinamização do diagnóstico, o especialista poderá executar exames clínicos, dermatoscopia, biospia, videodermatoscopia e tricograma para saber qual o grau do quadro e como irá articular a contenção da disfunção.

Tratamento

Posteriormente aos resultados dos testes, será possível desenvolver os melhores métodos para promover a prevenção ou o retardamento da calvície, podendo ser eles a mudança alimentar, o uso de medicamentos, afastamento dos fatores de risco e procedimentos cirúrgicos (em casos de implantes).

Aviso

Os dados contidos nesse artigo se tratam apenas de um informativo. Para saber mais sobre o assunto, procure o auxílio de um dermatologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.