Farmacêutico pode prescrever medicamentos?

Antigamente, apenas médicos podiam prescrever medicações a qualquer paciente, mas depois de algumas avaliações, os farmacêuticos foram liberados para que também façam essa atividade, desde que o remédio não precise de receita, no caso de analgésicos, medicamentos tópicos e fitoterápicos.

Essa decisão foi publicada no dia 25 de Setembro de 2013 após inúmeras discussões sobre o assunto no CFF (Conselho Federal de Farmácia), mas o CFM (Conselho Federal de Medicina) já se pronunciou e disse que não apoia essa liberação e que irá recorrer. Para os representantes desse conselho, a lei que regulamenta a profissão do farmacêutico não prevê o diagnóstico de doenças e a prescrição de tratamentos”, equivalendo esse trabalho somente a médicos.

Mesmo com o veto da Presidenta Dilma Rousselff, o Congresso Nacional aprovou e apoiou essa regulamentação, pois confirmam que a lei prevê que o ato de prescrever tratamentos não é exclusivo dos formados em Medicina.

Prescrição de remédios por farmacêuticos

Outro pronunciante desse assunto foi o presidente do CRF-SP, que diz que “A decisão de prescrever medicamentos que não exigem receita médica não entra na área dos médicos. Todo medicamento oferece riscos. O farmacêutico é o profissional que melhor pode orientar os pacientes, já que é nosso campo de estudo.”

Muitos casos relacionados com intoxicações de remédios já foram divulgados e por esse motivo os farmacêuticos serão ainda mais treinados para fazer uma boa prescrição e orientar pacientes com casos mais graves a procurar tratamento médico especializado, segundo o Ministério da Saúde. 

Mesmo diante de tantas reivindicações, o presidente do Conselho Federal de Medicina, Desiré Callegari, questiona e diz que “Se o farmacêutico também prescrever a medicação analgésica, deixa o paciente de ter a primeira chance de fazer qualquer diagnóstico de doença, porque uma simples dor de cabeça pode ser desde uma cefaleia comum ou um tumor cerebral”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.