Faculdade de engenharia de petroleo e gas

O engenheiro  em petróleo e gás tem um amplo campo de atuação, que se estende do encontro das jazidas até a comercialização do produto, permeando todas as fases da cadeia produtiva. Realiza estudos de geológicos, assim como as melhores possibilidades manejo e técnicas para uma melhor produtividade e rentabilidade na extração de combustíveis fosseis.

O profissional em engenharia de petróleo e gás pode trabalha em refinarias, petroquímicas, plataformas marítimas, petroleiros e em areas de logística. Tem sob sua alçada o planejamento de projetos que viabilizem a exploração dos recursos naturais de forma sustentável, usando de sua proficiência em Geologia, Engenharia, Geofísica, Mineração, Álgebra, Mecânica,Estatística, entre outras. Também precisa ter um bom domínio em Inglês pois a maioria das empresas atuantes no nicho petroquímico estabelece relações internacionais.

petróleo e gás
O mercado brasileiro para engenheiros de petróleo e gás e bem convidativo

Carreira de engenheiro petroquímico

A carreira também mostra bom prospecto para o crescimento, no início o engenheiro assume funções mais gerais e tem um amplo espaço de manobra para encontrar-se com suas predileções, nesse fase ganha em torno de 4,3 mil reais. Com sua evolução dentro da empresa e aprimoramento técnico  você pode chegar a cargos de gerência e liderança ou se preferir prestar consultoria, podendo chegar a salários de até 11 mil reais. Outro fator legal é  facilidade acesso a estágio, durante todos o curso.

Para exercer a profissão além da graduação em Engenharia de Petróleo e Gás é preciso também do registro no Crea (  Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). Hoje no Brasil existe cerca de 101 faculdade que oferece cursos na area, destacaremos a seguir as possuidoras de melhor indicação e representatividade:

➤ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC)

➤ Universidade Federal do Rio de Janeiro ( URFJ)

➤ Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

➤ Universidade de São Paulo( USP)

Detalhes do curso

O curso dura em média quatro anos e abarca um série de competências ao qual o acadêmico deve dominar principalmente na area de cálculo. Além das disciplinas práticas que aproximam o cursando das situações problemas e discussões em torno desse labor.

Devido a descoberta do Pré-Sal a demanda por  mão de obra especializada no seguimento petroquímico aumentou muito, estima-se que até 2016, quando o Brasil espera já estar explorando todo o potencial da jazida, cerca de 200 mil novas vagas devem ser criadas e teme se a falta de profissionais disponíveis.

A receptividade do mercado para os engenheiros de petróleo e gás é muito grande, o problema é falta de qualificação profissional, a carência é tanta, que o país está tendo que importar mão de obra estrangeira. Então se deseja ingressar nessa promissora carreira uma dica é pesquisar bem as Universidades assim como as empresas do ramo, além se dispor a completar seus conhecimento paralelamente ao curso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.