Fácil planejamento de refeição

Manter um planejamento alimentar eficaz proporciona inúmeros ganhos à saúde, ele faz o seu sistema imunológico mais forte, prevenindo enfermidades de variados graus, além de deixar sua estética corporal ainda mais bonita. Outros grandes benefícios na adesão dessa prática são: a organização e o menor desperdício.

É indicado que essa montagem seja articulada por um nutricionista, esse profissional é capaz de avaliar as condições físicas de cada pessoa com os dados de medidas e o peso que recolhe, dinamizando melhores hábitos de consumo, com as quantidades corretas de calorias, refeições e até mesmo suplementações – quando é considerado necessário.

O que deve conter em cada refeição?

» Café da manhã: opte por consumir proteínas, carboidratos e/ou frutas.
» Lanche da manhã, da tarde e ceia: opte por consumir proteínas e/ou frutas.
» Almoço: opte por consumir salada, proteínas, carboidratos, verduras ou legumes.
» Jantar: opte por consumir salada, proteínas, verduras ou legumes.

Como se organizar?

Fácil planejamento de refeição
Opção de refeição saudável para almoço ou jantar.

1. Separe um dia da semana para sentar e criar uma planilha contendo todos os horários das refeições e os alimentos que serão dinamizados nelas.

2. Deixe sempre montado os principais pratos (café da manhã, almoço e jantar), eles levam uma maior diversidade de alimentos. Mescle bem os nutrientes.

Dica: Caso esteja sem ideias para essa articulação, consulte sites de receitinhas saudáveis na internet e as adapte na sua dieta.

3. Vá até a geladeira e despensa, veja o que já tem e o que precisa ser comprado (para durar a semana, de acordo com a sua planilha).

4. Se destine a um supermercado e compre somente o necessário. As compras semanais são indicadas pois facilitam a organização do cardápio, diminuindo as chances dos alimentos estragarem e ainda proporciona uma ingestão mais fresquinha de todos os ingredientes.

Observações

» Faça um balanceamento nutricional antes de montar a dieta, a quantidade de calorias e os nutrientes manipulados influenciam muito na perda, equilíbrio e ganho de peso, assim como a definição muscular.

» Varie sempre os alimentos, evitando repeti-los no mesmo dia. Intercale-os durante a semana assim fica mais prático e muito mais  vantajoso.

Sugestão de cardápio

» Café da manhã: ovos cozidos ou ovos mexidos, leite desnatado, pão integral com peito de peru e queijos (minas frescal, ricota ou cottage).

» Lanche da manhã, da tarde e ceia: frutas e iogurtes.

» Almoço: arroz, batata ou mandioca, verduras ou legumes, carne, frango ou peixe (grelhados, cozidos ou assados) e salada.

» Jantar: salada, carne, frango ou peixe (grelhados, cozidos ou assados), ovos cozidos ou ovos mexidos, verduras ou legumes, sanduíches saudáveis (compostos por pão integral, peito de peru/frango, leguminosas e hortaliças, etc).

Atenção: Lembre-se que todas as porções devem ser pequenas, para que não haja um consumo exacerbado.

Dicas

» Faça um desjejum com suco detox 3 vezes por semana. Isso ajudará na perda de peso, no melhor funcionamento do organismo e também evitará diversos tipos de disfunções, como a gastrite.

» Existem aplicativos para celulares que ajudam a dinamizar o planejamento alimentar. É um bom método a ser seguido, dá pra saber uma média de calorias ingeridas, além dos programas avisarem a hora certa de comer, beber água, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.