Extração do dente siso quais os sintomas

O dentes sisos são os molares que nascem por último, quando o indivíduo tem entre 16 e 20 anos de idade, por isso, é conhecido também como dente do juízo.  Devido sua maturação tardia a boca normalmente não oferece espaço adequado para os mesmos nascerem corretamente  por conseguinte, o surgimento deles acarretam uma série de transtornos como por exemplo, o empilhamento dos outros dentes. Quando são arrancados antes dos 20 anos suas complicações são menores devido as raízes ainda serem jovens.

dente siso
Na representação é possível notar onde normalmente nascem os terceiros molares ( 1 e 2 ), populares sisos.

Na maioria dos casos os sisos nem chegam a apontar para fora da gengiva e permanecem sem causar dor ou problema a seu portador durante toda a vida, contudo em algumas vezes os dentes nascem no extremidade da boca provocam adversidades e desconfortos que também podem ser entendidos como prenúncio de um problema maior.

Quando começa a nascer provoca fortes dores na região do maxilar, dores de cabeça e inchaço na região onde ele habita. O sisos não são comuns a todas pessoas, normalmente são quatro um em  cada canto da arcada, mas existem pessoas que apresentam dois, um ou nenhum dente desse tipo.

Os dentes siso para muitos é um reflexo do processo evolutivo humano, sendo que os primeiros homens precisavam de uma arcada mais forte e de presas mais afiadas devido a sua alimentação ser um tanto mais primitiva, mastigar carne crua, é só uma das possibilidades, então os sisos ou terceiros molares juntamente  com presas afiadas facilitavam essa atividade.

Com o desenvolvimento das de técnicas de cozimento dos alimentos a necessidade do dente esvairiu-se  e no passar dos séculos a boca do homem foi ficando menor, assim quando o siso nasce não encontra um locus. O processo evolutivo prevê que em alguns anos ou centenas de anos, não haverão mais indivíduos com siso felizmente.

Se suspeita do nascimento do seus sisos vá lago até o seu dentista e ele dirá se é necessária a extração, se isso for constatado não se preocupe, o procedimento é simples e comum e geralmente não pede hospitalização, quando muito causas inflamação, pequenos inchaços e hemorragias leves e dentro de poucos dias suas vida voltará a normalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.