Fc Noticias » Novidades » Exposições de arte que acontecem anualmente em São Paulo

Exposições de arte que acontecem anualmente em São Paulo

Veja nessa matéria as principais exposições anuais que acontecem em São Paulo. Aproveite as dicas e coloque-as no seu roteiro de viagem!

     

O estado de São Paulo é bastante frequentado em todas as épocas do ano, tanto por turistas brasileiros quanto estrangeiros. Suas cidades compreendem uma maravilhosa infraestrutura, cada uma com as suas especificidades, conjunto que agrega ainda mais beleza aos passeios dos visitantes.

A cidade de São Paulo é uma das mais conhecidas pela promoção de eventos, sendo a  grande maioria delas excelentes alternativas de entretenimento do país, onde reúne ícones famosos, obras esplêndidas e sensacionais atrações, como as exposições de arte.

Dentre as exibições anuais que mais de destacam em âmbito cultural do local, podemos citar a Bienal Internacional de Arte de São Paulo, Virada Cultural, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e (FAAP) Fundação Armando Alvares Penteado. Acompanhe as descrições a seguir e conheça um pouco mais sobre cada uma dessas apresentações.

Virada Cultural

A Virada Cultural é conhecida como uma das programações mais ricas em exposições da cidade de São Paulo e de outros municípios da região. Desde 2005 vem promovendo anualmente eventos completamente distintos, contando com a presença de exposições de arte, histórias, espetáculos, peças teatrais, musicais e outros episódios em 24 horas ininterruptas.

Exposições de arte que acontecem anualmente em São Paulo

Representação de pessoas em uma exposição de arte.
(Foto: Reprodução)

O festival domina uma diversificação temática surpreendente, como a Praça da República (Samba), Avenida São João (rock nacional), Estação Júlio Prestes (MPB)  e o Largo do Arouche (estilo popular). É indescritível a sensação de estar presente e participar desse projeto que atrai pessoas de todas as classes sociais. Alguns dos visitantes afirmam que esse programa está sendo essencial para o renascimento do Centro de São Paulo e de outras áreas próximas.

Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) é considerada uma referência na área artística contemporânea. Todos os anos sua programação abrange a exposição de artes visuais dos seus próprios alunos, contando com a presença de obras que variam entre desenhos, pinturas, fotografias, gravuras, vídeos, instalações, etc.

O contato dos estudantes com a sociedade e com os outros artistas que trabalham no ramo é essencial para o seu crescimento profissional. A cada edição, dois alunos são convidados para participar do evento e a única coisa que se pode esperar é um show de beleza, com exposições maravilhosas.

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece desde 1977, sendo um festival cultural sem fins lucrativos. Sua organização é articulada pela Associação Brasileira Mostra Internacional de Cinema (ABMIC), tendo o reconhecimento da Federação Internacional da Associação dos produtores de Filmes.

Anualmente esse evento recebe milhares de pessoas, artistas e profissionais renomados, conhecidos em escala global. Sua programação acontece durante o mês de outubro e inclui mais de 360 filmes de estilos e referências completamente singulares.

Bienal Internacional de Arte de São Paulo

A Bienal de São Paulo compreende uma exposição de artes que acontece desde 1951 na encantadora cidade de São Paulo. Sua articulação trabalha com o projetismo de obras de artistas internacionais desconhecidos, onde reproduz tendências extremamente marcantes para todo o mundo.

A sua única distinção entre as demais apresentações é que ela é realizada a cada dois anos. Esse circuito artístico acontece no Pavilhão Ciccillo Matarazzo do Parque do Ibirapuera ou Pavilhão da Bienal, sendo um dos prédios mais renomados do ilustre Oscar Niemeyer.

Textos Relacionados:


Quer comentar ?