Exercícios fáceis da fonoaudiologia

A fonoaudiologia compreende a área médica que realiza a terapia da fala, tendo como suas principais funções a correção de transtornos na comunicação humana, na mastigação, deglutição e/ou qualquer aspecto funcional que se interligue a respiração.

Os fonoaudiólogos são os profissionais da saúde que dinamizam o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das disfunções associadas aos complexos auditivos, vestibulares, miofuncionais, orofaciais, cervicais, da articulação da linguagem oral e escrita, entre outros sistemas.

É muito comum a procura desses especialistas por pais que constatam em seus filhos alguns tipos de alterações, como demora para aprender a falar, língua presa, troca de letras, gagueira e respiração oral. Quanto antes esse auxílio é dinamizado, menos prejuízos são causados aos indivíduos.

A infância não é a única fase que apresenta essa patologia, isso porque ela pode vir a se manifestar em adolescentes, adultos e idosos. Através disso podemos analisar o quanto somos reféns desse distúrbio e o quanto os métodos de prevenção e tratamento são essenciais para milhares de pessoas.

Exercícios fáceis da fonoaudiologia
Criança com dificuldade na fala.
(Foto: Reprodução)

Exercícios básicos

Para conseguir reduzir os danos promovidos, fonoaudiólogos executam diversas atividades com seus pacientes, podendo parte deles serem efetuados individualmente em casa, pois compreendem níveis fáceis e eficazes de articulação. Veja:

» Beber bastante água ao longo do dia.

» Articular bem a boca enquanto fala para amplificar os sons durante a comunicação, deixando-a mais clara.

» Ficar sempre posicionado em frente ao receptor, para manter um maior nível de atenção.

» Procurar falar devagar e com tom de voz mais alto, para que todos escutem e compreendam as expressões.

» Tirar um tempo diário para fazer leituras fortes em casa ou cantar músicas, declamar poemas e poesias, já que na prática é que se aprende.

» Desenvolver potenciais de musicoterapia através de aulas com profissionais ou pelas dicas encontradas em sites da internet.

» Segurar uma caneta ou lápis na boca e ficar falando ao mesmo tempo.

» Manter uma respiração correta e tranquila, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.

Observação: Caso nenhuma das medidas acima proporcionem resultados precisos, procure um consultório de fonoaudiologia e solicite a execução de programas de ginástica facial.

Atenção!

É importante ter muita paciência nesse processo, porque os resultados não aparecem tão depressa na maioria dos quadros. É relevante destacar que os exercícios acima também auxiliam a reduzir os erros da fala, fazendo com que as pessoas se comuniquem melhor, diminuindo também a promoção de vícios de linguagem e sotaques.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.