Estudo para encontro de jovens

Um dos encontros de jovens em prol da fé mais importantes e grandiosos do mundo é a Jornada Mundial da Juventude, esse encontro acontece em média de três em três anos onde indivíduos  de todos os cantos do mundo se concentram em um só pontos para declarar sua fé e ouvir as mensagem de Cristo.

A JMJ teve cerne em 1986, no entanto foi resultado de algo ocorrido dois anos antes, o Encontro Internacional da Juventude, que teve com palco a Praça de São Pedro, Vaticano, nessa ocasião os jovens receberam a Cruz Peregrina, no ano seguinte foi anunciado pela voz do Papa João Paulo II o início da Jornada Mundial da Juventude.

JMJ
A JMJ acontecerá em Julho, reunindo cristãos e crentes de todo o mundo.

Durante o acontecer da JMJ os jovens são convidados a participar de uma série de atividades que visão reforçar os vínculos da comunidade cristã com a Igreja, nisso é desenvolvido projetos catequéticos, atividades culturais e ainda algumas de carácter oficial, como é o caso da cerimônia de abertura, a Via-Sacra, o acolhimento do Papa, Vigília com o Papa e o encerramento oficial.

A próxima Jornada da Juventude já tem data e local marcado , ocorrerá nos dias 23 à 28 de Julho desse ano, aqui no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro. O lema será “de e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19) e o encontro espera reunir não apenas jovens católicos, mas membros de todas as religiões. O evento que visa quebrar paradigmas e preconceitos, ganha agora um nova força, o Papa Francisco, que nas primeiras palavras e atitudes demonstrou esse caráter unificador.

Para se inscrever é muito fácil, basta acessar o site oficial da JMJ  e se cadastrar, se você optar por hospedagem terá que demonstrar esse desejo no ato de inscrição, os locais disponibilizados serão escolas, universidades, quadras poliesportivas, famílias e associações. Os voluntários são essenciais para a realização do evento, por isso que deseja contribuir com sua ajuda, no site também é possível se inscrever.

Os principal simbolo Jornada Mundia da Juventude a Cruz Peregrina, também conhecida com Cruz do Jubileu e Cruz da JMJ, ela foi dada pelo Santo Padre e desde então caminha pelo mundo acompanhando a jornada, o segundo icone é Nossa Senhora, que representa a figura materna no movimento. Esse ano talvez a marcha ganha mais um simbolo, o Cristo Redentor, que estará de braços abertos esperando a chegada dos jovens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.