Estruturalismo e Funcionalismo Psicologia

Psicologia é o termo dado ao estudo do comportamento e dos processos mentais dos seres humanos e dos animais para pesquisas em diversas áreas da psicologia comparada, tal como a etiologia. Tal como todo o tipo de ciência, ela possui fundamentos descritivos, explicativos e previstos em relação ao controle do desenvolvimento do objeto que está analisando.

1900

Estruturalismo e Funcionalismo por Wilhelm Wundt e William James.
Wilhelm Wundt e William James.
(Foto: Reprodução)

Esse conceito existe há milhares de anos, porém, a história que se possui dele é muito pequena. Alguns dos principais nomes dentro da psicologia são Hermann Ebbinghaus, Wilhelm Wundt, Edward Titchener e William James. Estima-se que no ano de 1900, vários fundamentos já eram estabelecidos dentro da psicologia. Nesse período, a sua ciência já era bastante conhecida, tendo cerca de 40 laboratórios em toda a América do Norte.

Dentro da psicologia é possível encontrar duas teorias muito importantes, o estruturalismo (elementos da consciência) e o funcionalismo (função da consciência e do comportamento). Cada um desses conceitos possui a singularidade dentre as pesquisas científicas realizadas pelos mais renomados psicólogos do mundo. Veja abaixo.

Estruturalismo

O nome mais conhecido nessa teoria é o de Wilhelm Wundt. Esse grande cientista fundamentou a psicologia moderna, onde separou a psicologia da filosofia. Ele tinha um bom laboratório na Alemanha, local em que realizava todos os seus testes e pesquisas para conhecer as estruturas da mente humana e demonstrar os fenômenos da sua consciência.

Wundt se dedicou com mais relevância ao estudo de reações simples a estímulos realizados sob condições controladas dos indivíduos. Dessa forma, ele conseguiria levantar diversos dados sobre o assunto, possibilitando que outros pesquisadores pudessem replicar o seu conceito.

Esse cientista tinha como o objeto de estudo a estrutura consciente da mente e do comportamento, principalmente sobre as sensações. Wundt queria, dessa maneira, extrair os mais simples sentimentos e sensações de uma experiência consciente observando a sua intensidade, modo e duração sem descrever o que estava acontecendo.

Funcionalismo

William James era o cientista representante do funcionalismo e um grande crítico sobre os fundamentos de Wundt. Para ele a consciência era o centro das preocupações de todo e qualquer ser vivo e através disso começou a pesquisar como se dava o seu funcionamento.

As bases de James eram fundamentadas nos processos que o ser vivo utilizava para se adaptar ao meio em que estava, votando-se assim para a função dos processos mentais conscientes. Ele afirmava que cada ser humano era único, mas que todos tinham emoções, valores, vontades, experiências místicas, religiosas, sentimentais, entre outros.

Curiosidade

O primeiro laboratório psicológico só foi fundado no ano de 1879 pelo fisiólogo alemão Wilhelm Wundt, que aproveitou para lançar seu livro Principles of Physiological Psychology.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.