Espermograma: como é feito e para que serve?

A área médica compreende uma complexa demanda de procedimentos que auxiliam no tratamento de enfermidades, contenção de sintomas, promoção de bem-estar, entre outras categorias de serviços. Suas articulações podem ou não serem destinadas a públicos específicos e é relevante que toda a população promova uma série de testes no decorrer da vida para potencializar a sua saúde.

Um dos procedimentos destacados para o público masculino e que é indispensável para a averiguação da sua fertilidade é o espermograma. Este exame compreende a coleta de espermas para análise de quantidade e qualidade das suas estruturas, proporcionando resultados positivos ou negativos sobre a esterilidade.

Como é realizado?

O espermograma é classificado como um teste laboratorial, onde o homem deverá se estimular e depositar seus sêmens num frasco de boca larga esterilizado que é entregue no início do procedimento. Ao finalizar essa dinamização, o recipiente deverá ser entregue para avaliação.

Espermograma: como é feito e para que serve?
Representação de espermatozoides.
(Foto: Reprodução)

Na maioria dos casos a repetição dessa articulação se faz extremamente necessária, porque possibilita um diagnóstico mais preciso do quadro e da capacidade ou incapacidade dos espermatozoides.

Para quem é indicado?

Todos os homens em idade reprodutiva podem realizar esse tipo de exame, mas sua manipulação é mais precisa nos homens que apresentam quadros de baixa fertilidade, que passaram por uma vasectomia ou sua reversão.

Recomendações essenciais para o exame

» Interromper todo e qualquer tipo de relação íntima cinco dias antes da coleta;
» Manter as mãos e o órgão genital bem higienizados antes do exame;
» Ficar em jejum algumas horas antes do teste, assim o resultado fica mais autêntico, verídico.

Mesmo que algumas clínicas permitam que o espermograma seja realizado em casa, o recomendável é negar essa alternativa e fazer o teste no ambiente laboratorial destinado, porque possui menores riscos de micro-organismos possibilitarem alterações relevantes no teste.

Curiosidade

Existem algumas doenças degenerativas que afetam o organismo masculino, impedindo os seus hormônios de se reproduzirem completamente para promover diversas atividades, como o câncer. Por esta razão, o espermograma também pode ser associado ao congelamento dos sêmens, para preservar sua fertilidade e possibilidade de ter filhos posteriormente, se suas células seminais pararem de exercer suas funções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.