Escova de dente para bebê: tipos e como usar

A escovação é muito importante para a saúde bucal desde a nossa infância até os nossos últimos dias de nossas vidas. Mesmo antes do nascimento do primeiro dentinho de leite, a limpeza da boca deve ser feita com muita delicadeza e atenção várias vezes ao dia, para que assim nenhuma cárie ou problema gengival aconteça posteriormente com tanta gravidade.

Quando começar a escovar os dentes de um bebê?

A higienização da boca de um bebê deve ser feita desde o seu nascimento com uma fraldinha ou uma gaze úmida, onde a mamãe irá enrola-la em um dedo e limpar delicadamente a boca da criança após colocá-la para arrotar.

A primeira escova dentária deve ser utilizada assim que o primeiro dentinho começar a crescer. A escovação deverá ser feita no mínimo três vezes ao dia, após as principais refeições do bebê (café da manhã, almoço e jantar).

O primeiro dente da criança, costuma nascer após o sexto mês de vida, na parte inferior da boca. Os dentes de leite são bastante sensíveis e por isso devem ser higienizados com delicadeza. Não tenha medo de realizar a escovação no bebê, faça com que ele acostume-se com esse hábito. Pesquisas afirmam que quando escovamos seus dentinhos, ajudamos com que eles cresçam mais rápido e mais fortes.

Que tipo de escova utilizar?

Até 1 ano de idade

A escova mordedor facilita muito a escovação bucal da criança devido ao seu hábito de ficar mordendo tudo o que coloca na boca.

Escova 1 (Foto: Reprodução)
Escova mordedor
(Foto: Reprodução)

A partir do crescimento do 3° dentinho até os 6 anos de idade

As escovas infantis podem ser utilizadas juntamente com a escova mordedor até que o bebê se acostume com ela.

Escova 2 (Foto: Reprodução)
Escova infantil
(Foto: Reprodução)

Dos 7 aos 14 anos de idade

Nessa fase da vida os dentes de leite da criança já começam a trocar pelos permanentes e a escovação se torna ainda mais importante, tendo que ser realizada mais vezes ao dia.

Escova 3 (Foto: Reprodução)
Escova juvenil
(Foto: Reprodução)

A partir dos 14 anos de idade

Dos 14 anos de idade em diante, basicamente todos os dentes de leite já foram trocados pelos permanentes. Eles devem ser escovados sempre após as refeições e devem ser cuidados de uma maneira correta pois eles são os nossos dentes definitivos.

Escova 4
Escova de adultos
(Foto: Reprodução)

Lembrete: As escovas dentárias, sejam elas qual forem, não devem e nem podem ser utilizadas por mais de três meses.

Creme dental e fio dental

É indicado que até os 6 primeiros meses de idade do bebê, que sejam utilizados cremes dentais sem flúor. Como o gosto dessa substância é bem docinha, muitos bebês tem o hábito de engolir o creme dental durante a escovação e com o tempo isso pode-se tornar prejudicial para eles.

O fio dental já pode começar a ser utilizado após o crescimento dos primeiros dentes dos bebês. O fio ou fita dental deve ser usado diariamente após as refeições – em casos de bebês e crianças, esse procedimento pode ser realizado apenas a noite caso a mamãe desejar.

Como escovar?

Coloque pouco creme dental na escova – quantidade suficiente para formar uma fina camada do produto em cima das cerdas da escova. Com movimentos suaves, faça movimentos circulatórios nos dentinhos do bebê, principalmente na área em que os dentes encontram as gengivas.

Após o término da escovação, faça com que o bebê cuspa o creme dental e enxágue a sua boquinha – não exagere na quantidade de água para que a criança não se engasgue.

Dica: Para facilitar a escovação do bebê, coloque-o no colo, assim a higienização será melhor.

Bebê tendo a sua boca higienizada com gaze e água.
Limpeza da boca de um bebe com gaze.
(Foto: Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.