Escorpião amarelo em apartamento

O escorpião amarelo ou Tityus serrulatus, corresponde a um aracnídeo venenoso que pode vir a causar sérios danos à saúde das pessoas, inclusive o seu óbito. A picada desse animal é considerada gravíssima, principalmente às crianças, idosos, indivíduos alérgicos e com imunidade baixa.

Um dos alertas que vem sendo promovido em todo o país com a chegada das chuvas, especialmente no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, é o aumento relevante de aparecimentos dessa espécie em apartamentos, isso porque os escorpiões costumam se esconder em esgotos, galerias de água, construções e tubulações, saindo desses habitats urbanos pela decorrência de chuvas e tempestades, invadindo residências e comércios.

Quando a temperatura está muito quente e ao anoitecer, o número de escorpiões se eleva notavelmente, porque são nesses momentos que eles saem para ir em busca dos seu alimento (baratas) ou “passear”. O acesso desse aracnídeo nos apartamentos se dá através dos ralos e outras aberturas da moradia que ficam interligadas as tubulações.

Os principais sintomas ocasionados por esse animal são:

Escorpião amarelo em apartamento
Representação de um escorpião amarelo.
(Foto: Reprodução)
  • Dor intensa;
  • Inchaço;
  • Queimação;
  • Vermelhidão;
  • Febre;
  • Câimbra abdominal;
  • Enjoo;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Dor de cabeça.

É difícil acreditar que esses animais cheguem a residências tão elevadas, mas é uma das situações que mais vem sendo constatadas no cotiado brasileiro.

Devido aos perigos que o veneno do escorpião amarelo promove, a Vigilância Sanitária dita alguns cuidados e primeiros socorros para ajudar os moradores a se protegerem. Confira:

Cuidados

» Deixe todos os ralos tampados quando não estiverem sendo utilizados;

» Vede todos os tipos de frestas, buracos e vãos existentes no apartamento;

» Dedetize o apartamento contra baratas e escorpiões;

» Mantenha o apartamento sempre bem higienizado, deixando os móveis com uma distância mínima de 10 centímetros das paredes, para evitar ambientes escuros e úmidos, próprios para o esconderijo de escorpiões;

» Agite as roupas, bata os sapatos e esteja atento aos objetos de uso pessoal antes de os utilizarem, pois os escorpiões também pode permanecer nesses locais;

» Esteja atento as crianças, enquanto elas estiverem brincando no chão. Ensine-a a chamar um adulto e sair do ambiente, caso veja esse aracnídeo;

» Não deixe acumular nenhum tipo de entulho no apartamento, evitando ainda objetos aglomerados;

» Assim que ver o escorpião, não tentar matá-lo, mas sim retirar todas as pessoas do local e chamar o Corpo de Bombeiro, pelo número 193 ou à Vigilância Sanitária, (61) 3344-7404. Essa atitude deve ser tomada porque a mania de pisar em insetos, no caso desses aracnídeos, pode promover a picada.

Primeiros socorros

Devido aos graves efeitos que o veneno do escorpião amarelo causa no organismo, assim que o indivíduo for picado, deverá ser encaminhado para o hospital mais próximo de sua residência ou chamar o SAMU, pelo 192, informando a gravidade do quadro.

Observação: Nesse processo, é relevante que o escorpião seja capturado ou que alguém saiba quais são as suas características, para que os médicos identifiquem a espécie do aracnídeo e ministre o tratamento correto o mais depressa possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.