Erros mais cometidos na hora de preencher a declaração do IR

Anualmente, milhares de pessoas ficam em dúvida na hora de preencher a declaração do IR (Imposto de Renda), ao invés de sanar todas elas antes de promover essa dinamização, acabam enviando informações erradas para a Receita Federal, ação que gera muitas dores de cabeça posteriormente.

A malha fina corresponde ao sistema de otimização dessa articulação que confere todos os dados descritos pelos contribuintes e, se algo estiver incorreto/irregular, por consequência o indivíduo será convocado para esclarecimentos, além de ser punido através de pagamento de multas e juros.

Se você quer escapar desses acréscimos e ter suas deduções positivas, veja a seguir uma lista de itens que devem ser analisados antes de detalhar e enviar as declarações:

Erros mais cometidos na hora de preencher a declaração do IR
Leão.
(Foto: Reprodução)

Anote todos os rendimentos obtidos para não esquecer de mencionar nenhum deles, seja o individual ou de algum dependente.

Guarde por cerca de 5 anos todas as notas ou cópias fiscais e recibos, número de cheques, de transferências bancárias, etc. Esses documentos poderão ser comprovantes de valores, caso o IR solicite.

Liste sempre a ficha de ganho de capitais.

Utilize sempre o ponto como separador de valores no preenchimento da declaração.

Declare todos os rendimentos tributáveis recebidos, tanto os individuais, quanto os do cônjuge, caso possua.

Cite características não solicitadas nas normativas da declaração do Imposto de Renda.

Cuidado para não confundir as despesas dedutíveis e não digitar os números errados. Confira várias vezes todas as descrições antes de enviar os dados.

Informe sempre a fonte pagadora, os valores bancários, o lucro na Bolsa, as doações e outras particularidades.

Atenção!

Leia sempre as normativas da Receita Federal que assinalam o que deve ser ou não declarado no IR. Geralmente esses dados sofrem atualizações e por essa razão você pode acabar caindo na malha fina. Total atenção e cuidado com o leão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.