Era Glacial da Terra: história, animais e resumo completo

A Era Glacial dita o período em que grande parte do planeta adquiriu temperaturas mais baixas, fazendo assim com que ela ficasse coberta de neve e gelo. Esse processo aconteceu há aproximadamente 60 milhões de anos atrás.

Durante esse fenômeno, as geleiras se soltaram das montanhas, fazendo com que suas rochas ficassem desgastadas e com isso, a maior parte do planeta ficou coberta por uma espessa camada de gelo, desde o continente europeu até as áreas centrais. Nesse instante foi considerado o ponto auge do período da Era Glacial, também denominada como a Idade do Gelo.

Quase toda a vegetação e os animais existentes nessa fase foram extintos, exceto os que possuíam maior quantidade de pelos, tal como alguns mamutes, o rinoceronte lanoso e primitivos antílopes.

Muitas dessas calotas ainda podem ser vistas na Terra, um exemplo disso são as encontradas na Groelândia.

No total, ocorreram 6 grandes eras glaciais durante 1 bilhão de anos. A passagem de uma era para a outra acontece nos períodos mais quentes , quando as calotas se derretem pouco a pouco, formando vários lagos nos vales.

Era Glacial

Toda a comprovação desse processo foi constatada por geólogos que após de muitos anos de pesquisas, encontraram diversos fósseis e também pela análise das rochas.

Mesmo com tantas informações em mãos, eles ainda não sabem quais os motivos e razões que levaram o resfriamento de toda a crosta terrestre. Alguns geólogos acreditam que o planeta está vivenciando um desses períodos quentes e que em um futuro próximo ele se resfriará novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.