Envolvimento e comprometimento no ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho se faz basicamente como a nossa segunda casa quando começamos a trabalhar. Lá exercemos nossas funções, criamos vínculos de amizade, nos desenvolvemos como seres humanos e profissionais, além disso a experiência nos acrescentam valores e conceitos.

Para desempenhar uma atividade dentro de qualquer emprego, é necessário que o indivíduo tenha não somente um envolvimento, mas um alto comprometimento na sua execução.

As pessoas que apenas se envolvem com o trabalho, realizam o que já é feito por outros de forma contínua e mecânica, não acrescentando nada a empresa e muito menos a sua experiência como um bom profissional. Normalmente, esses indivíduos nunca são responsáveis por nada, pois apenas obedecem ordens e no caso de algo dar errado, não são capazes de tal responsabilidade.

Envolvimento e comprometimento no ambiente de trabalho
Diferença entre estar envolvido e comprometido dentro do ambiente de trabalho.
(Foto: Reprodução)

Já os indivíduos que se comprometem dentro do seu ambiente de trabalho, não apenas se envolvem com as suas atividades, mas com todo o conjunto da empresa, onde opta, arca com seus compromissos, é responsável pelas suas tarefas, pelos seus erros e que utilizam das normas locais para a fazer propostas, promover ideias, entre outros.

Ter ou não comprometimento dentro de uma empresa é o ponto que faz com que ela mostre o seu diferencial no mercado. Quando estamos comprometidos, o nosso envolvimento no ambiente de trabalho vai além do pessoal, onde começamos a nos preocupar com a missão empresarial, com os valores da instituição e com o seu nome.

A atuação descrita acima é o que os empresários esperam dos seus profissionais mais qualificados, que ganham espaço dentro do seu local de trabalho por causa da confiança que conseguem adquirir juntamente com a sua valorosa participação. Tudo isso não implica que o indivíduo deverá viver pela empresa ou que trabalhe mais de dez horas por dia, mas que faça as suas tarefas de bom humor, que goste da sua função, que conviva bem com os outros funcionários e que pense em crescer junto com a instituição.

Para proporcionar mais seguridade e conforto para os seus funcionários, muitas empresas fornecem vários serviços á eles, tal como momentos de descanso, lazer, refeições, jogos, entre outros. Tudo isso para que se sintam mais a vontade dentro do seu ambiente de trabalho, para que fiquem menos tensos e estressados, desempenhando melhor ainda as suas funções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.