Entendimento de Habermas

Jurgen Habermas é um dos mais importantes filósofos alemães do século  XX. Ele nasceu no dia 18 de Junho de 1929, na cidade de Gummersbach. Além do seu curso de filosofia é formado em história e literatura, mas também se interessou por economia e psicologia na Universidades de de Gotingen, em Zurique.

No ano de 1954 terminou o doutorado em filosofia na Universidade de Bona. Em 1961 obteve licença para ensinar na Universidade de Marburg e posteriormente foi nomeado como professor na Universidade de Heidelberg. Foi ainda professor titular de filosofia na Universidade de Frankfurt em 1964 e de 1971. Mais  adiante atuou como codiretor do Instituto Max Plank, onde avaliava a Investigação das Condições de Vida do Mundo Técnico-Científico.

Até hoje, Habermas é considerado  um grande símbolo teórico e crítico do movimento estudantil, sendo um dos últimos representantes dessa categoria na escola de Frankfurt.

Principais pensamentos de Habermas

» Dentro de todas as suas obras procurou ao máximo criar uma teoria crítica social posicionada em alguma teoria da sociedade;

Principais entendimentos e pensamentos do filósofo Jurgen Habermas.
Jurgen Habermas.
(Foto: Reprodução)

» Todo o seu pensamento apontava para a auto-reflexão da humanidade, onde afirmava que a história conseguia dar conta dos níveis de racionalidade que ela mesmo atingia;

» Era um grande defensor da modernidade, onde procurava criar uma teoria da razão que inclua teoria e prática, onde elas fossem explicativas e justificativas simultaneamente;

» A maior parte dos seus pensamentos partia de que todo o conhecimento é induzido ou dirigido por interesses, porém a sua noção de interesses era muito complexa, onde indicava os três maiores que de acordo com uma hierarquia altamente particular: Os interesses técnicos (desejo de domínio e controle da natureza), comunicativos (entendimentos e desentendimentos entre as várias comunidades) e emancipatórios (auto-reflexão que permitia estabelecer modos de comunicação entre os homens).

Principais obras

» Conhecimento e Interesse;

» Pensamento Pós-Metafísico;

» Mudança Estrutural na Esfera Pública;

» Consciência Moral e Agir Comunicativo;

» Direito e Moral;

» Comentários à Ética do Discurso;

» Racionalidade e Comunicação;

» Técnica e Ciência como “Ideologia”;

» Discurso Filosófico da Modernidade.

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